Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá pode operar em outubro

A empresa de aviação Azul já prevê voos a Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Por: Egle Cisterna & Enviada a São Paulo & Da Redação &  -  19/04/19  -  22:58
São Paulo ganhará mais de 400 novos voos em junho
São Paulo ganhará mais de 400 novos voos em junho   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os destinos dos primeiros aviões que devem sair do Aeroporto de Guarujá serão as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. A companhia aérea Azul pode começar a operação no terminal ainda no segundo semestre. O anúncio foi feito, na quinta-feira (18), pelo governador João Doria (PSDB).


Para que isso se efetive é necessária a conclusão de obras estruturais no aeroporto regional, que teve a autorização prévia para a concessão assinada nesta semana pelo Governo Federal. Mas Doria dá como certo que tudo esteja pronto até1º de outubro.


Para que o equipamento passe a funcionar, a Prefeitura de Guarujá deve lançar nas próximas semanas o edital de concessão para a iniciativa privada. Em 90 dias, dependendo do trâmite burocrático, deve se conhecer quem irá gerir o aeroporto.


O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), acredita que os primeiros voos possam chegar a Guarujá entre novembro e dezembro. “Temos que estar com o pé no chão e seguir todo o protocolo, como fizemos até agora. Nossa expectativa é de quanto mais cedo começarmos esta operação, melhor. Pegar o início da temporada de cruzeiros seria perfeito”,afirma.


A Azul deve ter três voos diários para a região, com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Além de Guarujá, a empresa passa a atuar também, a partir de setembro, no aeroporto de Araraquara. Com isso, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas em São Paulo, tornando-se a empresa que tem mais destinos e voos dentro do Estado.


“Estamos muito animados,pois vínhamos lutando por Guarujá há cinco anos. Finalmente, vamos decolar voos e vai ajudar muito a região”, afirma o presidente da Azul, John Rodgerson, que conta que os cruzeiros serão um atrativo a mais para a movimentação do novo aeroporto.


“Essa operação vai facilitar toda a Baixada e Litoral Norte no turismo, dispensando muita gente de uma viagem muitas vezes de até 8 horas para o interior de São Paulo. Isso vai ser feito em um tempo muito menor”, avalia o secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz.


O governador lembra ainda que os voos para a região devem impulsionar o turismo de negócios com a vinda de pessoas para congressos e convenções por meio de avião.


Infraestrutura


De acordo com o secretário de Logística e Transportes, João Otaviano Machado Neto, o Governo do Estado trabalha para melhorar os acessos ao futuro aeroporto.


Além das obras no Sistema Anchieta-Imigrantes, na (SAI) na chegada a Santos, as obras da ponte entre Santos e Guarujá devem começar até o final deste ano. No momento, o projeto aguarda liberação dos órgãos ambientais.


Há também um estudo para uma ligação por mar entre Santos e o Aeroporto.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter