Ação do Coração será virtual e corações podem ser feitos em aplicativo gratuito

Evento, que chega à 9ª edição, acontece neste domingo (2), a partir das 11 horas, e será transmitido por todas as redes da Ação do Coração

Por: Júnior Batista  -  30/07/20  -  13:40
Tema da 8ª edição do evento é Proteção – Quem Ama, Cuida, remetendo ao amparo a mulheres e crianças
Tema da 8ª edição do evento é Proteção – Quem Ama, Cuida, remetendo ao amparo a mulheres e crianças   Foto: Nirley Sena/AT

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a 9ª edição da Ação do Coração será totalmente on-line este ano. No domingo (2), das 11h às 17h, haverá apresentações artísticas, ecumênicas e culturais com transmissão pelas redes sociais do evento. Criado pela Associação Eduardo Furkini, o evento que faz parte do calendário oficial de Santos atualmente é realizado em parceria com a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do Recife (PE). 


Para que os corações não deixem de ser confecionados e as doações não minguem, um aplicativo de celular está disponível para essas finalidades. Ele pode ser baixado, gratuitamente, em celulares com os sistemas Android e iOS. Basta procurar pelo nome Ação do Coração. Nele, é possível montar o coração, escolher os sentimentos que o acompanharão e a estampa. Também dá para ajudar ao próximo, com doações a partir de R$ 3,00 (equivalentes a 1 kg de arroz) e que podem chegar a R$ 35,00 (cesta básica de 11 itens).


Para o desenvolvedor, Igor Ponce de Souza, ajudar a elaborar o app foi uma forma de contribuir para a edição de 2020 da Ação do Coração. “Foi uma baita oportunidade, porque todos os anos eu gosto de fazer algo solidário e ter esta chance foi muito especial. Quando a gente ajuda ao próximo, cria um sentimento que é difícil de ser explicado”.


O aplicativo foi criado em tempo recorde: cerca de um mês. “Todo o trabalho físico de fazer o coração tinha que ser levado para o ambiente virtual. Por isso, a ideia de ao menos desenhar o coração, escolher os sentimentos e as estampas. Isso dá mais vida ao ambiente on-line”.


Mobilização


Para o idealizador da campanha, Alexandre Camilo, não havia como deixar a Ação do Coração passar em branco, mesmo em meio à pandemia da covid-19, que impedirá a reunião de milhares de pessoas em pontos turísticos santistas, como a Praça Mauá e a Praia do Gonzaga, o que ocorreu em anos anteriores.


“Não só pela mobilização que temos obtido, mas também pela expectativa das pessoas em participar da ação em um momento tão conturbado. Neste sentido, o aplicativo amplia as possibilidades que o site e as redes sociais nos oferecem”.


O tema da 9ª edição também ganhou um significado expressivo para dialogar com os tempos atuais: Um Meio de Amar e Ressignificar o Ambiente. Com cartaz assinado pelo artista, cordelista e poeta pernambucano J. Borges, ele ressalta a importância da solidariedade e do amor como elementos transformadores do dia a dia.


Ao vivo


No domingo (2), o evento poderá ser acompanhado pelo Facebook (/AcaoDoCoracao), Instagram (@acaodocoracao) e YouTube (acaodocoracao). Além dos polos na Baixada Santista e em Recife, a rede de colaboradores desta edição deve contemplar outras cidades do Nordeste, por meio de parcerias, e a região de Juiz de Fora (MG). Todos os detalhes estão disponíveis no site www.acaodocoracao.org.br.


História


A Ação do Coração é um movimento para doação de amor, carinho e respeito ao próximo. Foi criada em 2012 por Alexandre Camilo em memória de seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu após um infarto. Juntos, eles haviam presenciado uma ação semelhante em viagem à Europa. Em oito edições, a iniciativa reuniu 230 mil pessoas e distribuiu 995 mil corações confeccionados por voluntários de 17 países, além de 66 mil toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas. Oito unidades da Fundação Casa, 18 hospitais, instituições de auxílio e caridade, ONGs, secretarias municipais de Ação Social e milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social estão entre os contemplados.


Logo A Tribuna
Newsletter