Sri Lanka é o destino ideal para aventureiros

País asiático acaba de ser indicado como o melhor do mundo para se conhecer em 2019

Por: Da Redação  -  29/10/18  -  21:48
  Foto: Adobe Stock

Graças à natureza exuberante, florestas onde é possível fazer safáris para observação de leopardos e elefantes, templos e praias paradisíacas para a prática de surfe, mergulho e canoagem, o Sri Lanka acaba de ser indicado pelo guia Lonely Planet como o melhor do mundo para se visitar em 2019. E já começou a atrair aventureiros que desejam combinar esportes, cultura e religiosidade.


Esse país asiático tem profundas ligações com a medicina Ayurveda (que, em sânscrito, significa ciência da vida) e um contexto cultural e gastronômico riquíssimo, que envolve o berço do budismo e o cultivo de chás e especiarias.


Uma das pessoas atraídas por tudo isso é a paulistana Roberta Borsari, atleta que se manteve no top 10 do circuito mundial de kayaksurf por mais de dez anos, primeira mulher a surfar de caiaque a pororoca do Rio Araguari, na Amazônia, e realizadora de diversas travessias inéditas de Stand Up Paddle (SUP) pelo mundo.


Local oferece aos turistas uma natureza exuberante e florestas para safáris
Local oferece aos turistas uma natureza exuberante e florestas para safáris   Foto: Adobe Stock

Exploração


Roberta, que coleciona em seus passaportes destinos diferenciados, embarca para o Sri Lanka no início de novembro, com a expectativa de explorar o destino com remadas, mergulho e surfe em praias como Kabalana, Weligama e Mirissa.


“Trata-se de uma boa descoberta fora do eixo comum”, afirma a atleta, que já há alguns anos faz viagens que combinam a prática de esportes com estudos sobre as culturas de cada lugar.


Sua saga começará em Colombo, uma das capitais do país – a outra é Kotte –, onde há templos hinduístas e budistas e interessantes mercados. De lá, a atleta segue para o sul do país. Além das atividades esportivas previstas, ela deve fazer observação de baleias e visitas a templos em Dondra e Dickwella, além de plantações de especiarias e chás, inclusive à fábrica Handunugoda Tea.


Roberta ja coleciona diversos passeios e aventuras no País
Roberta ja coleciona diversos passeios e aventuras no País   Foto: Adobe Stock

Outras atrações do roteiro são o orfanato de elefantes Pinnawala, a cidade de Galle, os Parques Nacionais de Udawalawe e Yala e, ainda, aulas de culinária.


Entre as melhores experiências que teve em viagens, Roberta destaca o contato com as espécies endêmicas de Galápagos, no Equador, a arqueologia da Ilha de Páscoa, no Chile, as belezas naturais das Maldivas e os costumes polinésios de Moorea, no Taiti.


Ao final de cada expedição, ela sempre narra, através de conteúdos multimídia, as histórias e curiosidades de cada destino em seus sites.


Logo A Tribuna
Newsletter