Sindicatos se encontram com funcionários da Docas para tratar da Usina Itatinga

Diretor presidente da Docas, Luiz Fernando Garcia, revelou interesse em desativar a hidrelétrica

Por: A Tribuna On-line  -  27/11/18  -  18:17
  Foto: Rogério Soares/AT

O interesse da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em desativar a Usina Hidrelétrica de Itatinga – manifestado pelo diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, em entrevista publicada em A Tribuna no último dia 20 – levou lideranças do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport) a se reunir com funcionários da unidade na última quinta-feira (22), em Santos.


No encontro, os trabalhadores pediram o apoio da entidade na divulgação de uma campanha de conscientização sobre a importância estratégica da hidrelétrica, que fornece entre 70% e 95% da energia elétrica consumida no Porto de Santos.


A Usina


Atualmente, a usina Itatinga responde por 70% da energia consumida no Porto. Em momentos de pico, chega a 95%. Na Margem Direita (Santos), o restante é fornecido pela CPFL, por meio de um sistema de compensação. As redes das duas empresas estão interligadas – quando um sistema cai, o outro entra em operação automaticamente. Na Margem Esquerda (Guarujá e Área Continental de Santos), as redes são segregadas e os terminais recebem energia de três fontes: Itatinga e as concessionárias Elektro e CPFL.


A energia gerada por Itatinga é transmitida por circuitos trifásicos desde Bertioga até o Porto de Santos, por uma rede aérea que se prolonga por 30 quilômetros. Ao chegar na região do cais, esses cabos, agora subterrâneos, distribuem a eletricidade para outras 70 subestações ao longo do Porto. Essa rede, de 50 quilômetros de extensão, atende tanto a Docas como arrendatários e usuários do complexo marítimo.


Logo A Tribuna
Newsletter