Criminoso invade ônibus, rende motorista e comete assalto em Santos

Transporte municipal santista está entre os que concentram o maior número de furtos e roubos na região

Por: Da Redação  -  19/11/18  -  09:29
Letreiros luminosos permitirão a motoristas pedir socorro aos pedestres de forma discreta
Letreiros luminosos permitirão a motoristas pedir socorro aos pedestres de forma discreta   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo AT

Mais um assalto a ônibus coletivo, ocorrido na manhã de domingo (18), entrou para a alarmante estatística que ganha novos casos quase que diariamente na Baixada Santista. Desta vez, o bandido agiu na Vila Nova, em Santos, no ponto de parada em frente ao número 199 da Avenida Conselheiro Nébias. Não houve feridos e ninguém foi preso. O primeiro semestre deste ano registrou recorde de ocorrências do tipo: 170 casos na região.


O crime ocorreu por volta de 9h50, no veículo de prefixo 4807 da linha 154. Ao parar no ponto, segundo relatos do motorista do coletivo, embarcaram um senhor e um indivíduo de boné que, imediatamente, tirou uma faca da cintura e anunciou o assalto exigindo todo o dinheiro do caixa.


O motorista deu as notas que estavam na gaveta e o bandido enfiou a mão no bolso da vítima para procurar mais. Ele pegou o valor que o motorista já havia guardado, levando um total de R$ 100.


O autor do roubo saiu do ônibus e correu em direção ao Mercado Municipal. Diante da rápida atuação, o motorista não conseguiu acionar a polícia durante o assalto.


A ação de criminosos em coletivos motivou a criação de uma lei municipal que obriga a instalação de um sistema de alerta nos veículos, por meio do qual o motorista pode acionar as mensagens “Socorro” e “Alerta” no letreiro externo do ônibus.


A legislação, fruto de projeto do vereador Sérgio Santana (PR), passou a valer em 21 de março deste ano, mas a instalação do sistema foi adiada duas vezes por solicitação da Viação Piracicabana, responsável pelo transporte coletivo na Cidade. No último adiamento, a Prefeitura determinou o novo prazo máximo, de 1º de dezembro, para que a ferramenta anti-assalto passe a funcionar.


Do número recorde de furtos e roubos dentro de ônibus na região no primeiro semestre deste ano, Santos concentra mais de um terço, com um total de 59 dos 170 assaltos nesse período.


Logo A Tribuna
Newsletter