Volvo traz XC40 com modernidade e sucesso antecipado

Eleito Carro do Ano na Europa, modelo já tem mais de 1 mil reservas por aqui

12/04/2018 - 18:12 - Atualizado em 12/04/2018 - 18:24

Eleito Carro do Ano na Europa em março, no Salão do Automóvel de Genebra, o Volvo XC40 acaba de chegar ao mercado brasileiro já com certo sucesso. Com um sistema de pré-vendas que começou em janeiro e a partir dos clientes da marca, o SUV contabilizou 1 mil reservas do modelo. A ação também ofereceu 70 unidades da edição First Edition, esgotadas em 25 horas.

Produzido na fábrica de Ghent (Bélgica), o XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha) e é oferecido em três versões: T4, T5 Momentum e T5 R-Design.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e alerta em caso de colisão traseira.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona economia de escala. Nas dimensões, o XC40 apresenta um entre-eixos de 2,70 m, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 4,42 m de comprimento.

No design, o SUV tem um capô longo e largos para-lamas. O Volvo Full Led System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna contribui para a visualização do veículo. O LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.

Na traseira, a lanterna se identifica com os novos SUVs da Volvo. A cor do teto é diferente da carroceria na versão R-Design e há barras de teto de alumínio.

O interior traz espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos e espaço para smartphones (com carregamento indutivo).

Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar montado no painel. No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos.

O sistema de entretenimento é acessível pela tela sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".

O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

O XC40 chega com tração integral AWD, que calcula a distribuição de tração entre os eixos. São cinco modos de condução: Eco, Comfort, Off-road, Dynamic e Individual.

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2.0 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 cv a 4.700 rpm e torque de 30,5 kgfm entre 1.300 e 4.000 rpm.

Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 cv. O torque de 35,5 kgfm se dá  entre 1.800 e 4.800 rpm.

Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Em relação à segurança, o XC40 recebe  tecnologias conhecidas nos modelos XC90 e XC60. O SUV chega ao Brasil equipado com City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais à frente do carro.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem pela pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

O XC40 também disponibiliza  alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.

O modelo acrescenta controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, além de direção semiautônoma de até 130 km/h. 

O  SUV oferece ainda abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free). O XC40 já está sendo distribuído nas versões T5 Momentum e T5 R-Design. Em julho chega a configuração T4.

LEIA MAIS

<