Volvo abre pré-vendas do XC40 no Brasil

Modelo desembarca em três versões; preços partem de R$ 169.950

15/01/2018 - 17:44 - Atualizado em 15/01/2018 - 17:53

A Volvo abriu oficialmente as pré-vendas do novo XC40 no Brasil. Os pedidos podem ser feitos diretamente com os concessionários a partir do pagamento de um sinal e as escolhas da versão e das cores interior e exterior. Em uma espécie de "avant-première" da pré-venda do modelo, a Volvo Cars priorizou sua carteira de clientes e, em apenas três dias, contabilizou mais de 125 reservas.

Produzido na fábrica de Ghent (Bélgica), o novo XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha). Com lançamento marcado para abril, o modelo tem direção semiautônoma e entra no Brasil ao preço de R$ 169.950 e em três versões: T4, T5 Momentum e T5 R-Design.

As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e  alerta em caso de colisão traseira.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. É co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca.

O  utilitário-esportivo tem 2,70 m de entre-eixos, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento.

O exterior combina um capô longo e largos para-lamas. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante, Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos, nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático.

Na traseira, a lanterna tem feixes de LED e o conjunto ótico elevado apresenta um desenho que invade a lateral da carroceria. A cor do teto é diferente da carroceria na versão R-Design, que recebe também pelas barras de alumínio no teto.

O interior do XC40 oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones. No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens.

O sistema de entretenimento conta com tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".

O XC40 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total.

Sob o capô está o  T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 cv a 4.700 rpm e torque de 30,5 kgfm entre 1.300 e 4.000 rpm. Também está disponível  o  T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com 252 cv e 35,5 kgfm entre 1.800 e 4.800 rpm. O XC40 atinge 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Versões e preços

XC40 T4 – R$ 169.950

XC40 T5 Momentum – R$ 189.950

XC40 T5 R-Design – R$ 209.950

XC40 T5 Momentum First Edition – R$ 199.950 (limitada a 40 unidades)

XC40 T5 R-Design First Edition – R$ 219.950 (limitada a 30 unidades)

Veja Mais