Volkswagen apresenta e-Delivery na Fenatran

Primeiro elétrico produzido no Brasil começa a circular em janeiro

15/10/2017 - 12:12 - Atualizado em 15/10/2017 - 12:23

A Volkswagen apresentou oficialmente, durante a 21ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, neste domingo (15), o e-Delivery. O primeiro modelo totalmente elétrico da marca alemã começa a circular pelas ruas de São Paulo a partir de janeiro, em uma parceria com a Ambev.  

O e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

 

O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 49,8 kgfm e transmissão automática Allison. Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.

O modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima. 

 

No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.

O e-Delivery dispõe também de um freio com 3 estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.

 

O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

A Fenatran será aberta nesta segunda-feira (16). O evento acontece no São Paulo Expo

Veja Mais