Versão 'irada' de SUV de luxo, Audi SQ5 chega ao mercado

Com motor 3.0 V6, modelo tem preço de R$ 397.990

22/01/2018 - 14:37 - Atualizado em 22/01/2018 - 14:45

A Audi começa a cumprir a promessa de que 2018 seria um ano movimentado e entrega o SQ5, a versão mais esportiva do SUV de luxo da marca. Oferecido com um novo motor 3.0 TFSI, o modelo já está sendo  vendido no mercado brasileiro ao preço de R$ 397.990.

E se a pegada é esportiva, o SQ5 mostra que não está para brincadeira. O motor 3.0 TFSI V6 é uma prova disso. O propulsor turbo, fabricado em liga de alumínio, entrega 354 cv de potência e 51 kgfm de torque, entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi deixa o 3.0 TFSI ainda mais eficiente. O sistema é baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller), já utilizado nos motores 2.0 TFSI e possível graças às características  do Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível.

 

O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. Essa tecnologia melhora as características do fluxo de ar, encurtando o percurso e diminuindo oscilações, para uma resposta mais rápida do turbo compressor. 

O bloco do motor e os cabeçotes possuem circuitos de arrefecimento separados. Quando há uma partida a frio, a bomba de água ativa controla o fluxo de fluido no interior do motor para que se atinja a temperatura ideal de trabalho. Isso facilita ao motor  chegar à temperatura de funcionamento rapidamente. O resultado é um menor consumo de combustível. A transmissão é a Tiptronic, de oito velocidades. 

 

O SQ5 tem tração permanente quattro. A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é a base para a dirigibilidade esportiva. O controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a dinâmica. 

O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. 

 

O novo SQ5 tem 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.824 mm. Tem peso em ordem de marcha de 1.945 kg.

Os para-choques esportivos na dianteira e na traseira são complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. O SQ5 tem também grade dianteira com lâminas duplas de alumínio. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio.

Lá dentro há soleiras iluminadas. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara e couro criam um ambiente dinâmico e elegante. O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado. A capacidade do porta-malas é de 550 litros.

Tags:
Veja Mais