Utilitário ou hatch compacto? Ka Freestyle quer 'de tudo um pouco'

Modelo com pegada mais aventureira chega no segundo semestre a partir de R$ 63.490

30/05/2018 - 15:56 - Atualizado em 30/05/2018 - 16:04

A apresentação para a Imprensa foi no início do ano. Havia até jornalistas argentinos para uma mostra estática (quando não há test drive) do Ka FreeStyle. Agora, a Ford promete o novo utilitário compacto para o segundo semestre. De acordo com a marca norte-americana, o modelo faz parte de uma nova categoria de veículos, incorporando atributos de um utilitário em um hatch compacto. Os preços partem de R$ 63.490.

O modelo chega com o motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, com 136 cv de potência, nova transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva flutuante de 6,5 polegadas.

O hatch conta também com carroceria e suspensão reforçadas. Tem controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 15 polegadas e interiorcom bancos parcialmente em couro. 

No design, a dianteira tem grade em formato colmeia pintada em cinza perolizado, faróis com máscara negra e moldura cromada. O para-choque traz um elemento gráfico em formato de C nas laterais, com os faróis de neblina integrados. Há uma moldura preta em torno da carroceria. Os retrovisores trazem piscas integrados e há rack de teto. As rodas são de liga leve de 15 polegadas.

O interior traz uma combinação de cores com teto preto e marrom escuro aplicado no painel, moldura do console e frisos das portas. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom. A central multimídia com tela de 6,5 polegadas tem acabamento em preto perolizado.

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros tem potência de 136 cv. Oferece 85% do torque máximo (de 16,3 kgfm) a 3 mil giros. A nova transmissão pode ser automática de seis velocidades com a opção de trocas manuais na alavanca ou a manual MX65. Nova, tem peso reduzido e primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização.

O Ka FreeStyle tem amortecedores e molas recalibrados e os pneus maiores, medida 185/60 R15. A direção elétrica também tem uma calibração única, com maior progressividade de acordo com a velocidade e sistemas inteligentes que compensam vibrações e variações. Os coxins do motor têm amortecimento hidráulico.

O modelo vem equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração e um sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente.

O modelo conta com assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento, setas nos retrovisores e alarme volumétrico.

O Ka FreeStyle vem com central multimídia SYNC 3 com tela flutuante sensível ao toque de 6,5 polegadas. Ela é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e dá acesso a vários aplicativos. 

A versão manual chega com o preço de R$63.490. Com a transmissão automática sai por R$67.990.

Veja Mais