Sistema de freios CBS é a novidade na Honda NXR Bros 2018

Segurança e pegada off-road aumentam; preço será de R$ 11.900,00

29/09/2017 - 18:45 - Atualizado em 29/09/2017 - 18:52

Era início de 2015 quando a Honda NXR Bros equipada com o motor 160 cm chegou ao mercado nacional para buscar o sucesso das Honda Bros que, desde o lançamento de seu modelo pioneiro, em 2003, mostrou números interessantes: mais de 2 milhões de Bros saíram da linha de montagem da fábrica de Manaus (AM). 

Agora, a Honda NXR Bros 160 chega à linha 2018 com importantes aperfeiçoamentos. Destaque para a introdução do sistema CBS (Combined Brake System) de frenagem combinada. É a primeira vez que esse importante sistema de segurança é disponibilizado em uma moto da categoria on/off-road. A moto tem o preço de R$ 11.990,00.

A vocação da Honda NXR 160 Bros para encarar pisos irregulares vem do conjunto ciclístico. O chassi é de berço semiduplo de aço, com suspensão dianteira telescópica e  traseira monoamortecida.

 

A opção  pelo chassi de berço semiduplo em oposição ao mais comum chassi tipo diamond favorece a NXR 160 Bros, dando-lhe a rigidez necessária para exaltar a boa dirigibilidade e resistência.

A aplicação do sistema CBS de frenagem  representou um desafio técnico não só por causa do longo curso das suspensões como pelo centro de gravidade mais elevado do modelo. Este comportamento  demandou um ajuste específico do sistema CBS, levando em consideração a adequação para o uso off-road.

A NXR 160 Bros ESDD 2018 continua equipada com freios a discos em ambas as rodas. O sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro, haja uma adição de aproximadamente 30% da capacidade de frenagem dianteira, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem.

 

Outra novidade  é o garfo de suspensão traseira, cuja nova especificação oferece mais resistência ao componente e incremento à rigidez.

A NXR 160 Bros é equipada com o  motor monocilindro FlexOne arrefecido a ar de 4 tempos, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI. O comando único de válvula no cabeçote (OHC) atua em balancins roletados. É capaz de gerar 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgfm (gasolina) a 5.500 rpm.

Próximo de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas, o motor que equipa a Honda NXR 160 Bros tem tanque com capacidade para  12 litros. O câmbio é de cinco velocidades e a transmissão se dá por corrente.

 

No design, o paralama  alto trabalha  em conjunto com o farol poligonal emoldurado por uma carenagem multifacetada, que protege o reservatório de combustível em caso de eventual impacto. O assento tem  dois níveis.

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