Segurança e design: novo Polo é mostrado aos poucos

Sexta geração do hatch chega no fim de setembro; Volkswagen quer provocar impacto

25/08/2017 - 18:26 - Atualizado em 25/08/2017 - 18:33

São doses homeopáticas e, aos poucos, o novo Polo vai sendo apresentado. A chegada oficial será no final de setembro, momento em que o hatch terá seus preços revelados. Todo o restante vai sendo mostrado aos poucos até o grande dia.

Um dos pontos mais emblemáticos não tem mais segredos. O design foi um dos principais temas do workshop realizado pela marca na Unidade Anchieta, no ABC. E havia muito a ser mostrado.

De acordo com a Volkswagen, a 6ª geração do Polo traz um design inspirado em pesquisas com clientes brasileiros e com foco na regionalização dos produtos da marca. O Novo Polo tem proporções dinâmicas e uma silhueta bem mais alongada, porque a distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma. A equipe de design aproveitou o realinhamento dessas três dimensões para criar um Polo mais esportivo. A ideia é um design agressivo para um compacto.

A linha do teto está mais longa. Na traseira, ela se une a um defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do hatch. Os detalhes incluem uma longa linha de janelas laterais. A coluna C agora alcança mais à frente.

Na dianteira, o maior destaque é o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. 

As superfícies de vidro dos faróis de neblina terminam em ângulos com contornos tridimensionais. Entre elas ficam duas entradas de ar: uma em forma de V no meio e uma segunda entrada estreita que se alonga por toda a largura. O contorno da grade inferior do para-choque é maior.

O para-choque foi desenhado para realçar a largura do veículo e o capô. Uma linha dupla em forma de flecha tem superfície levemente alargada, que termina com um corte afilado para baixo. A linha dupla mais acima começa na coluna C e se projeta visualmente para os para-lamas dianteiros. Vincos no capô saem das colunas A e correm em forma de V para o lado interno dos faróis e da grade do radiador. 

O design da traseira traz novas lanternas trapezoidais com assinatura luminosa. O conjunto ótico forma um L invertido, criando uma identidade visual noturna personalizada. Uma linha horizontal sob as lanternas na tampa traseira, que se desloca para o para-choque, reforça a largura. 

Os designers fugiram do visual orientado verticalmente do painel das outras gerações do Polo e desenvolvem uma arquitetura horizontal. A nova arquitetura do painel começa com o objetivo de posicionar o sistema de infotainment mais acima do que antes. Como o display tinha que se unir visualmente aos instrumentos, as saídas de ar centrais vão para baixo. Um eixo visual e de controle elevado foi integrado no painel superior. As saídas de ar laterais são íntegras nas extremidades esquerda e direita. 

Veja Mais