Peugeot 3008 ganha versão com mais segurança e tecnologia

Griffe Pack traz um pacote de itens de assistência ao condutor; linha 2019 já tem preço

29/01/2018 - 23:28 - Atualizado em 09/02/2018 - 17:10

A Peugeot pegou tudo o que se entende por 3008, implantou ainda mais tecnologia e acaba de entregar a versão Griffe Pack do SUV. Com uma extensa lista de itens de segurança, o modelo chega ao mercado ao preço de R$ 154.990.

Em paralelo, a marca anunciou que a linha 2019 do já conhecido 3008 terá o preço de R$ 145.990.

Entender a versão Griffe Pack é simples: trata-se do mesmo 3008 lançado em junho de 2017 com mais itens de segurança. Isso significa uma lista que inclui Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão), Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo - de Ultrapassagem Involuntária de Linha), Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor), Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos), Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações), Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop), Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego) e Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

A frenagem automática é fruto de uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o utilitário esportivo seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre. Dependendo do risco de colisão prevista, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo, enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

O Active Safety Brake é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado. Quando a velocidade do veículo for de até 80 km/h quando um veículo parado for detectado e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.

O Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta de Ultrapassagem Involuntária de Linha reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Em caso de falta de atenção a uma velocidade superior a 60 km/h há um sinal de alerta e o SUV corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também "segura" o volante, evitando colisão lateral.

O Alerta de Tempo de Condução, que deflagra um sinal se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. O sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação.

O 3008 Griffe Pack ainda tem reconhecimento de placas de velocidade. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade.

Antes da versão Griffe Pack, o 3008 já contava com controle de estabilidade, auxílio à frenagem de urgência e repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas.

O design mostrado em junho de 2017 e a configuração do motor seguem iguais. Sob o capô o 3008 tem um 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina. Seu torque surge com as 2.000 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades. 

Veja Mais