Novo BMW X3 chega às concessionárias do Brasil

Vendas com SAV (e não SUV) nos showroms começam nesta quarta (7)

05/03/2018 - 12:37 - Atualizado em 05/03/2018 - 12:43

Apresentado mundialmente em 2017, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (Alemanha), o novo BMW X3 chega nesta quarta-feira (7) às concessionárias  da marca no Brasil. Completamente renovada, a terceira geração do SAV (abreviação para Sport Activity Vehicle, ou Utilitário de Atividade Esportiva, em português) premium é oferecida em duas versões: xDrive30i X Line (R$ 309.950) e M40i (R$ 397.950).

A BMW programa diferentes eventos na rede de concessionárias para marcar a chegada do modelo. “Sabemos que aproximadamente 55% das nossas vendas no Brasil são da linha X e por isso queremos reforçar o  posicionamento premium do X3, com diversas tecnologias de direção semiautônoma derivadas dos BMW Série 5 e BMW Série 7”, diz o diretor de vendas da BMW Brasil, Martin Fritsches. 

Na dianteira, O X3 traz grade em formato de rim. Os faróis de LED ganharam um novo conjunto óptico com desenho interno hexagonal (até então inéditos na linha X). O para-choques dianteiro, por sua vez, exibe novo desenho, com destaque para os contornos salientes e pelas amplas entradas de ar na parte inferior.

Nas laterais, a linha da cintura é mais alta, com fendas das saídas de ar instaladas próximo às rodas dianteiras. Na traseira, as lanternas têm formato mais amplo e horizontalizado. O para-choques traseiro também foi redesenhado e passa a contar duas saídas de escapamento independentes, instaladas nas extremidades, além de um novo spoiler instalado na parte superior da tampa do compartimento de bagagem. O X3 xDrive30i é equipado com rodas de liga leve Y-spoke bicolor Orbit Grey, de 20 polegadas, enquanto o M40i traz rodas Double spoke, aro 21.

O interior traz  alumínio acetinado, painel de instrumentos e topo das portas revestidos em Sensatec. O SAV traz  painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas, BMW Head-Up Display, sistema de som Harman Kardon, bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro, assentos traseiros tripartidos, volante revestido de couro, teto solar panorâmico e Comfort Access, que permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de procurar a chave no bolso ou na bolsa.

Sob o capô

A versão de entrada xDrive30i X Line vem equipada com um bloco de quatro cilindros em linha, capaz de gerar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 36 kgfm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800 rpm). Já a versão topo de linha M40i traz o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 51 kgfm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas contam com câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha e tração integral.

Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em  4,8 s.

Um dos principais destaques do modelo são as tecnologias embarcadas de condução semiautônoma. Entre elas há sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento.

O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. 

Já o Parking Assistant Plus permite estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, realizando manobras com mais precisão, além de contar com apoio da função Surround View que exibe imagens, em tempo real, do entorno do veículo.

A tecnologia semiautônoma inclui  sistemas de segurança como a detecção de acidentes Active Protection. 

Os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro são ativados e os vidros e o teto panorâmico, fechados. Após uma colisão, o Active Protection automaticamente leva o veículo a uma paralisação. A função Frontal Collision Warning detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do veículo para um  impacto.

O BMW X3 traz ainda  monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags.


ver galeria
1/10
Tags:
Veja Mais