Motor Ingenium passa a abastecer dois modelos da Land Rover

Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque recebem 'empurrão' de modernidade

01/02/2018 - 13:03 - Atualizado em 01/02/2018 - 13:10

A Land Rover acaba de entregar as versões 2018 de Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque. Os modelos, produzidos na planta da marca em Itatiaia (RJ), trazem como ponto mais forte a nova geração de motores Ingenium nas opções diesel e gasolina.

Totalmente desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, a linha de motores Ingenium que equipa os dois modelos traz estrutura leve e com ampla utilização do alumínio, cabeçotes de DOHC de 16 válvulas com comando variável e balanceadores duplos que proporcionam índices de ruído e vibração ainda menores. A potência é de 240 cv.

O propulsor a gasolina substitui a linha GTDi usado na linha Range Rover Evoque desde seu lançamento, em 2011. O novo Ingenium traz os mesmos 240 cv de potência mas com melhorias significativas em relação ao seu antecessor.  Uma delas é a disposição do torque máximo de 35 kgfm  a 1.250 rotações.

 

O novo motor Ingenium empurra o Evoque da imobilidade aos 100 km/h em  7,3 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 217 km/h. Tal desempenho é garantido com a ajuda de um turbocompressor de duplo fluxo, alimentado por um coletor de escape integrado que reduz significativamente o atraso (turbo lag) e diminui o tempo de resposta do motor.

O propulsor também conta com um sistema inteligente de elevação das válvulas continuamente variável (CVVL), que permite que o motor "respire" com máxima eficiência, otimizando a potência e o torque.

Novo Ingenium Diesel

 

A linha 2018 do modelo passa a ser oferecida também com motor Ingenium diesel de 240 cavalos, uma opção a mais aos clientes que já contavam com o Ingenium diesel de 180 cv desde 2016. O motor traz 51 kgfm de torque, levando o modelo da imobilidade aos 100 km/h em 7,5 segundos e à velocidade máxima de 204 km/h. Esse motor tem 7,2 kgfm adicionais de torque e atinge de 0 a 100 km/h 1,4 segundos mais rápido que o motor de 180 cv.

O propulsor é equipado com turbocompressors duplos sequenciais. Seu sistema de injeção de combustível é common-rail de alta pressão.

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