Lexus espera fim do ano e apresenta novo modelo de SUV compacto

Subsidiária de luxo da Toyota traz o NX 300 em três versões, em substituição ao NX 200t, no País desde 2015

28/12/2017 - 10:49 - Atualizado em 28/12/2017 - 11:11

Segundo a marca, modelo incorpora "esportividade urbana". (foto: Divulgação)

Ano novo, vida nova. No melhor espírito da frase tão típica da época, a Lexus surpreende e apresenta a atualização da família NX, o SUV compacto da divisão de luxo da Toyota. A nova linha também acarreta uma troca da nomenclatura: sai de cena os NX200t, que estava por aqui desde 2015, e passa a se chamar NX 300. 

A família ganha um modelo de entrada, a Dynamic, oferecida por R$ 215.800,00. O objetivo é atrair mais clientes e aumentar a competitividade do modelo no segmento das SUVs de luxo. Há, ainda, as versões Luxury e a F-Sport.

Segundo a própria marca, o desenvolvimento do modelo levou em conta um conceito de “esportividade urbana”, tanto no design quanto na dirigibilidade – sem esquecer, segundo a Lexus, de aprimorar a eficiência do combustível.

E no design, a agressividade das formas é evidente. Há músculos de sobra. Os para-choques dianteiros, por exemplo, se funde à carroceria e acentuam a postura; nas laterais, os vincos são prolongados até a traseira. 

O conjunto óptico do NX 300 recebeu novo desenho para os faróis dianteiros e para as lanternas traseiras de LED, que estão mais compridas. Na frente, luzes de curva, novo item de série em todas as versões. 

Todas as versões do NX 300 são equipadas com rodas de liga leve aro 18”. Na Dynamic, de entrada, as rodas possuem centro tridimensional com raios em forma de U. Na versão Luxury, o acabamento é brilhante com revestimento metálico escuro. Já na opção F-Sport, há a esportividade ao extremo: as rodas possuem finalização em dois tons, preto e prata. 

Por dentro

Omotenashi. A palavra japonesa para hospitalidade, segundo a Lexus, norteou a composição do espaço e dos equipamentos internos do NX 300. Mais uma vez, os takumis, artesãos da marca estiveram a postos para incorporar o conceito. 

Novidades dentro da concepção são o novo posicionamento de descanso dianteiro para os braços, a ampliação da área de controle do touchpad – no acesso às funções de multimídia pelo toque dos dedos –, além de acabamentos nas portas, painel e botões de comando. 

Na F-Sport, os bancos têm formato esportivo e o painel, ornamentações exclusivas, como o emblema da versão do volante e pedais em alumínio. 

Na versão de entrada, a Dynamic, os acabamentos são em metal texturizado; já na Luxury, é em padrão madeira, com polimento à mão. As cores internas são bege, preta e ocre, nas versões Dynamic e Luxury, e branca, preta e vermelha na F-Sport. 

Motorização

Sob o capô, o novo Lexus NX 300 tem o mesmo motor 2.0 de 4 cilindros DOHC e 16 válvulas Dual VVT. Dotado da função turbo, garante 238 cavalos de potência e torque de 35,7 kgfm. O consumo médio, aferido pelo Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. 

Há quatro modos de condução disponíveis ao motorista, sendo dois deles exclusivos da versão F-Sport, o Sport e Sport +.

O modelo incorpora direção eletroassistida progressiva (EPS) e transmissão automática de seis velocidades, com modo sequencial e Super ECT – itens esperados em veículos com a proposta do NX 300. A troca de marchas pode ser feita no volante, por paddle shifts. 

Segundo garante a marca, a transmissão, aliada à confuguração do motor, explora o torque máximo pela demanda da dirigibilidade – ou seja, calcula a força necessária em cada caso para potencializar uma rápida resposta do carro. 

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira Double Wishbone. O sistema variável de suspensão (AVS), com 650 níveis de absorção, disponível na versão F-Sport, segue os moldes do encontrado no sedã LC 500. 

Equipamentos

A novidade principal é a nova tela de LCD. Ela tem 10,3” nas versões Luxury e F-Sport e 8” na versão de entrada, Dynamic. 

O sistema multimídia é compatível com tevê digital. O computador de bordo possui funções de consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, entre outros itens. Nas versões Luxury e F-Sport, há navegação GPS. 

Toda a linha tem freios ABS dianteiros e traseiros, com distribuição eletrônica de frenagem e assistência ao arranque em subida, controle eletrônico da tração e estabilidade, além de luz de frenagem emergencial. Faróis de neblina traseiros, luz auxiliar de freio em LED e luzes diurnas em LED também são itens de segurança disponíveis em todas as versões. 

Dimensões e preços

Todas as versões possuem ar-condicionado dual zone digital integrado, bem como bancos dianteiros com regulagem elétrica para ajuste de distância, inclinação e altura. 

As dimensões do Lexus NX 300 são 4,64 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,64 m de altura e 2,66 m entre-eixos. Além da versão de entrada, Dynamic, a R$ 215.800,00, há a Luxury, a R$ 225.400,00 e a F-Sport, ao preço de R$ 246.000,00. 

Lexus buscou dar linhas mais agressivas ao novo modelo. (foto: Divulgação)

Toda a linha tem freios ABS dianteiros e traseiros. (foto: Divulgação)

Motor de 2.0 l, 4 cilindros e 16v entrega 238 cavalos. (foto: Divulgação)

Veja Mais