Jaguar faz história e apresenta primeiro modelo elétrico

I-Pace aparece no Salão de Genebra e entra para o time de SUVs da marca

02/03/2018 - 15:31 - Atualizado em 02/03/2018 - 15:38

A Jaguar colocou seu nome definitivamente su nome no futuro da indústria automotiva. E tudo graças ao I-Pace. Trata-se do primeiro veículo 100% elétrico da marca. O modelo foi mostrado em Graz (Áustria) e é uma das atrações da Jaguar no Salão de Genebra.

Totalmente desenvolvido no Reino Unido, o I-Pace será produzido na planta de Graz. O modelo é o mais novo membro da família de SUVs da Jaguar, que já conta com o F-Pace, comercializado no Brasil.

O I-Pace chega equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células. É capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em 4,8 segundos, além de possuir uma autonomia de rodagem de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos.

O carregador de 100kW permite recarregar até 80% da bateria em até 40 minutos. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas.

Com tração nas quatro rodas, o I-Pace oferece 394cv de potência e 71Kgfm de torque instantâneo. Os motores são ajustados ao sistema de transmissão de velocidade única. Tal característica permite que o SUV adapte continuamente seu balanço dianteiro e traseiro, de acordo com as condições da estrada.

Os engenheiros da Jaguar substituíram um freio convencional por um freio elétrico no I-Pace. O SUV também permite que o condutor selecione entre níveis altos ou baixos de travagem regenerativa para maximizar a eficiência e otimizar o alcance do veículo. 

No design, o I-Pace traz inspiração no superesportivo C-X75, com rodas de aro 22. O capô é baixo. A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria. A assinatura dos faróis full LED do modelo é em duplo “J”.

O I-Pace é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central. O sistema distribui de forma lógica as informações.

Veja Mais