Jaguar eleva categoria e F-Pace agora é SVR

Isso significa chassi e aerodinâmica aprimorados para uma melhor dirigibilidade; ele chegará ao Brasil

28/03/2018 - 15:00 - Atualizado em 28/03/2018 - 15:06

A Jaguar acaba de acrescentar três letras para tornar um de seus produtos clássicos mais rápido e potente. O F-Pace recebe agora o tratamento SVR, com chassi e aerodinâmica aprimorados para uma melhor dirigibilidade. As primeiras unidades chegam ao Brasil no segundo semestre de 2018.

Projetado pela Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover (SVO), o F-Pace SVR teve a  potência aumentada em 44%. O motor V8 supercharged de 5.0 litros, produz 550 cv e 69,3 kgfm de torque, atingindo 0 a 100km/h em 4,3 segundos. Tem câmbio automático e tração nas quatro.

As melhorias aerodinâmicas incluem maiores entradas de ar na frente e dos lados dos para-lamas, que reduzem a pressão nos arcos das rodas e proporcionam resfriamento adicional, enquanto otimizam a estabilidade em alta velocidade. Além disso, a  extensão do arco da roda e as molduras inferiores do corpo proporcionam uma baixa musculatura. O capô possui aberturas para ajudar a extrair o ar quente do compartimento do motor.

Na parte traseira, um spoiler é acompanhado por um novo para-choque que abriga duplas saídas de escape de ambos os lados. O para-choque incorpora estribos laterais, que ajudam no desempenho aerodinâmico ao suavizar o fluxo de ar da parte traseira do veículo.

O chassi tem molas dianteiras e traseiras progressivas que são 30% e 10% mais rígidas, respectivamente e incorporam uma especificação de barra estabilizadora que contribui para uma redução de 5% no rolo da carroceria.

As novas rodas de liga leve de 21” e 22” (opcional) são 25 milímetros mais largas na parte traseira em comparação com a parte dianteira. As rodas de 22” são 2,4 kg mais leves na frente e 1,7 kg mais leves na parte traseira. Elas são projetadas para fornecer maior fluxo de ar para os discos de freio dianteiros, de 395 mm, e traseiros, de 396 mm. Os discos de freio apresentam uma construção avançada de duas peças – na frente e atrás – para reduzir o peso.

O F-Pace SVR também possui Sistema de Exaustão de Válvulas Variáveis da Jaguar. Além ser reponsável pelo ronco do motor, permite o aumento do fluxo de gás. O escape do SVR é 6,6 kg mais leve que o sistema padrão do F-Pace.

Ele traz ainda  Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD). Os softwares para a suspensão Adaptive Dynamics, a direção assistida eletrônica (EPAS) e o modo de condução dinâmica são todos feitos sob medida para o SVR. O  modo dinâmico inicia mudanças de velocidade mais rápidas.

No interior, o F-Pace SVR apresenta assentos dianteiros esguios e que possuem um logotipo SVR em alto relevo. Além disso, têm losangos  esculpidos na costura. O volante possui paddle shifts de alumínio. O porta-malas tem 650 litros de capacidade. A central multimídia conta com tela de 10 polegadas.

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