Honda comemora 20 anos de produção nacional do Civic

Por aqui desde a 6ª geração, sedã revolucionou o mercado

10/11/2017 - 16:13 - Atualizado em 10/11/2017 - 16:20

O Civic completa 20 anos de produção no Brasil. Neste período, o sedã médio da Honda introduziu no mercado nacional diversas inovações e tecnologias. Em 20 anos, mais de 630 mil Honda Civic produzidos no Brasil chegaram às mãos dos consumidores, em cinco diferentes gerações. Desde o início das vendas do modelo no país, somando os modelos importados, já foram comercializados mais de 650 mil unidades, dos mais variados modelos.

6ª geração (1997)

O primeiro modelo do Civic fabricado no Brasil foi um carro inovador para sua época. Com o conceito de trazer versões completas - LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic lançado em 1997 oferecia ao consumidor suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, motor com bloco e cabeçote em alumínio, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.

Nas versões mais completas, o Civic oferecia freios ABS e airbag duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão automática. Em 1999 o modelo receberia um leve facelift e mais equipamentos.

 

7ª geração (2000)

Em dezembro de 2000 é lançada a sétima geração do Civic no Brasil, em simultâneo com os Estados Unidos e o Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um projeto totalmente novo, que incorporava assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros. Tinha mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente - de quatro cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão. As versões de entrada passaram a incorporar airbags duplos à partir da versão LX. O resultado é que o modelo fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades.

Em agosto de 2003, a Honda comemorava a produção do Civic nacional de número 100 mil, enquanto em 2004, o modelo passava por uma atualização de design.

8ª geração (2006)

Em abril de 2006 a Honda apresentava ao mercado o inovador New Civic. Se destacava pelo design futurista, que tinha painel com informações distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada.

Em março de 2007, a Honda Automóveis do Brasil apresentava o carro mais potente produzido em série no Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus esportivos. 

Internamente o Si incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e bancos esportivos com costura vermelha. Em seu primeiro ano de vendas no Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos).

Em setembro de 2008, a Honda alcançava 300 mil unidades fabricadas no Brasil. No ano seguinte, o modelo passava por sua primeira atualização visual na oitava geração, enquanto a versão EXS passava a adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si desde o lançamento.

9ª geração (2012)

A nona geração do Civic chegou no fim de 2011 trazendo mais espaço interno e um design completamente novo. Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o Civic de nona geração introduziu a central multimídia i-Mid, de 5 polegadas, com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões, que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do veículo.

O sedã ficou ligeiramente maior, com o comprimento ampliado para 4.525 mm, enquanto a capacidade de combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para os 57 litros da 9ª geração. A ergonomia foi mantida e aprimorada, com a introdução de um novo display na parte superior do painel. A versão EX-S ganhou airbags laterais.

Em 2014, o modelo recebeu a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e alcançou a importante marca de 500 mil automóveis produzidos no Brasil. Em 2015 o modelo recebeu leves retoques visuais e a introdução do sistema FlexOne para toda a linha.

10ª Geração (2016)

O Novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda. Foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento. Também foi o primeiro modelo da Honda no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT. 

 

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