Audi A5 chega à segunda geração com dose a mais de tecnologia

Sistema de assistência ao motorista ganha novos incrementos

29/06/2017 - 16:11 - Atualizado em 29/06/2017 - 16:23

Esportividade e elegância. A tentativa da Audi ao entregar a segunda geração do A5 é unir esses dois atributos em um só modelo. Com novo chassi, motores potentes, sistemas de entretenimento e assistência ao motorista. o A5 parte de R$ 189.990.

O carro chega ao país na carroceria Sportback com quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv. A pré-venda do modelo inicia em julho e os carros começam a chegar às concessionárias a partir de agosto.

O cupê passa a ter distância entre-eixos alongada (14 mm), dianteira e traseira encurtadas e o longo capô em forma de domo. A grade Singleframe tridimensional é mais plana e larga que na geração anterior. O capô passa a contar com linhas para aumentar a esportividade, além de haver protuberâncias pronunciadas sobre os arcos das rodas. A traseira exibe um design horizontal. A tampa do porta-malas alongada termina em um  spoiler.

 

O novo A5 também cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm.  A carroceria está 85 kg mais leve que na geração anterior, dependendo da versão.

 

Sob o capô está o conhecido 2.0 TFSI da Audi. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, a válvula de alívio  elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.

Nas versões Attraction e Ambition, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 32,5 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h. Já na top de linha Ambition o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 37,5 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o novo A5 Ambition chega aos 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

 

Com motor totalmente a gasolina, as três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. Oferece ainda a função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada. Já o modelo de topo vem equipado ainda com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas.

O A5 Sportback está disponível pela primeira vez com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. 

Na tecnologia, traz também o Audi active lane assist, que ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem e o controle de cruzeiro com Traffic Jam Asssist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O modelo também traz  alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares e aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões.

Versões e preços

A5 Sportback Attraction: R$ 189.990

A5 Sportback Ambriente: R$ 213.990

A5 Sportback Ambition: R$ 239.990

A5 Sportback Ambition plus: R$ 268.990


ver galeria
1/12
Veja Mais