Apresentado, Novo Polo chega em quatro versões e a partir de R$ 49.990

Hatch abre nova era na Volkswagen, a começar por investimento monstro

25/09/2017 - 13:48 - Atualizado em 25/09/2017 - 23:13

Quatro versões, ampla gama de motores e uma expectativa como há muito não se via. Depois de muito mistério e com revelações em pílulas, o Novo Polo, enfim, está totalmente revelado. Com uma nova plataforma e em quatro versões, o hatch desembarca a partir de R$ 49.990.

O Novo Polo representa um momento inédito para a Volkswagen. A marca investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos produtos e na modernização da Fábrica Anchieta, para contemplar desenvolvimento, modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, além de desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal. O investimento na Fábrica Anchieta inclui a produção do Virtus, sedã programado para o primeiro trimestre de 2018.

São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. 

No design, o Novo Polo apresenta silhueta bem mais alongada. Distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma.  São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. 

 

A linha do teto está mais longa. Na traseira, ela se une a um defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do Novo Polo. A coluna “C”agora alcança mais a frente.

Na dianteira, há um vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. Na traseira o Polo ganha novas lanternas. O conjunto ótico forma um “L” invertido, criando uma identidade visual noturna.  Uma linha horizontal sob as lanternas na tampa traseira reforça a largura do hatch.

Por dentro, o Polo traz arquitetura horizontal. O sistema de infotainment está mais acima do que antes. O Novo Polo tem três níveis de acabamento. Para a versão Highline foi desenvolvido um interior sofisticado, em tom mais escuro. A cor preta predomina no interior do modelo. Há inserção de cinza tungstênio no painel.  Os bancos possuem revestimento de tecido agradável ao toque. Na versão Comfortline há contraste de cores. Por isso, foi desenvolvida uma combinação de cinza com maior inserção de preto. Os bancos também têm tecido com embossagem. As versões 1.0 e 1.6 MSI trazem interior claro. Os bancos contam com revestimento com desenho estruturado. Todas as versões do Novo Polo são equipadas com sistema de direção com assistência elétrica. Há três medidas de pneus disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.  O porta-malas tem capacidade para 300 litros.

Nas versões TSI, o Novo Polo é equipado com controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem e bloqueio do diferencial. Contam ainda com limpeza automática dos discos de freio. 

Motores

 

As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão disponíveis  com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor 200 TSI é da família EA211.  Total Flex, tem potência máxima é de 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 20,4 kgfm com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Equipado com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h (dados com etanol).

O motor TSI fornece o torque máximo de 20,4 kgfm a partir de 1.500 rpm. O 1.6 MSI tem potência máxima é de 117 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 16,5 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. om esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de velocidade máxima (etanol).

No 1.0 MPI de quatro válvulas e transmissão manual de cinco velocidades, o Polo entrega 84 cv com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina, ambos a 3.000 rpm. Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima (etanol). 

A nova transmissão automática de seis marchas AQ250-6F Tiptronic que equipa as versões TSI do Novo Polo é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. O câmbio conta com bloqueio do conversor de torque, o que evita o deslizamento interno do componente. A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas (“shift paddles”) no volante. O motorista também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.

 

Entre seus pontos positivos, estão suas dimensões compactas, o baixo peso e o perfeito escalonamento de marchas.

Na versão com motor 1.0 MPI, o Novo Polo é capaz de rodar até 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol são 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Equipado com o motor 1.6 MSI, o Novo Polo percorre 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina. Os números com etanol são: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada).

O Novo Polo percorre, com o motor 200 TSI, 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, percorre 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Tecnologia

 

Com tela colorida sensível ao toque de 6,5”, o sistema de infotainment Composition Touch é oferecido de série a partir da versão Comfortline. Além das entradas USB, para SD-card e conexão Bluetooth, permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto – que agora permite também o aplicativo de navegação Waze –, Apple CarPlay e Mirrorlink), comando por voz e acesso ao “Car Menu”, com ajustes do veículo por meio da tela. Também lê mensagens (SMS) e integra a imagem da câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

Item de série nas versões 1.0 e 1.6 MSI do Novo Polo, o sistema Media Plus tem entradas USB, SD-card e Aux-in, conexão Bluetooth, rádio AM-FM, toca-CD e leitor de arquivos mp3.

Versões e preços

Polo - R$ 49.990

Polo MSI - R$ 54.990

Polo Comfortline - R$ 65.190

Polo Highline - R$ 69.190

Veja Mais