Confira dicas de passeios na região norte de Portugal

Turistas podem aproveitar para conhecer pontos tradicionais e alternativos do destino

17/06/2018 - 08:00 - Atualizado em 17/06/2018 - 08:00

Luiz Plácido

De Portugal, especial para A Tribuna

A área norte de Portugal é cheia de passeios diferentes que agradam os visitantes (Foto: Divulgação)

Com o verão se aproximando na Europa, é natural que os lugares mais procurados sejam à beira-mar. E no caso de Portugal, não é diferente. Mas o país lusitano não é só praia – ou pode ser também. Por isso, indico a seguir dicas de dois tipos de passeios completamente diferentes, que você pode fazer na mesma região do país.

As dicas foram selecionadas pelo grupo de santistas que desde maio está à frente da Destino Portugal Viagens, empresa que surgiu por meio de uma série televisiva sobre o país, produzida por mim, um dos sócios do novo receptivo na Terrinha.

Aqui, acompanhe o que fazer na região norte de Portugal. Já na edição deste domingo do Caderno de Turismo, você confere as atrações tradicionais e alternativas de outras grandes regiões de Portugal.

Norte de Portugal

Uma área vasta, com uma infinidade de atrações que compreende os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e o norte dos distritos de Aveiro e Guarda. É limitada a norte e a leste com Espanha (comunidade da Galiza e de Castela e Leão, nomeadamente), a sul com a Região do Centro (Região das Beiras) e a oeste com o Oceano Atlântico. O lugar mais visitado e procurado desta zona é, sem dúvida, a cidade do Porto. Mas há muito mais para se conhecer e fazer no Norte de Portugal.

Igreja de Bom Jesus de Braga é um dos cartões postais de Portugal (Foto: Divulgação)

Passeio tradicional

Para além da cidade do Porto, uma boa pedida é visitar a cidade de Braga, que conta com a Igreja de Bom Jesus de Braga, um dos cartões postais de Portugal, e com um estádio de futebol diferente de todos que você já viu. E Estádio do Braga é premiado internacionalmente na área de engenharia e arquitetura, e por ser considerado um roteiro diferente dentro do tradicional. Outra pedida fica ao lado. Guimarães, terra onde foi coroado o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, foi na cidade que começou a formação da nação portuguesa, destaque para a primeira rua do país, para o castelo de Guimarães e para o Paço dos Duques de Bragança. 

Trilha em mata fechada e cachoeiras cristalinas chamam a atenção na Serra do Gerês (Foto: Divulgação)

Passeio Alternativo

Quase sempre fora dos principais roteiros de turismo em Portugal, a Serra do Gerês, a segunda maior elevação de Portugal Continental, lhe surpreenderá a cada curva. Trilhas em mata fechada, cachoeiras de águas cristalinas e muitos esportes de aventura esperam por você na Serra do Gerês.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela Unesco Reserva Mundial da Biosfera e é uma das maiores atrações naturais de Portugal. Destaque também para a vila de Póvoa de Lanhoso. Com cerca de 5 mil habitantes, a vila foi importante para a história de Portugal e conta ainda com um antigo castelo. É em Póvoa de Lanhoso que existe o Museu do Ouro de Travessos, que expõe equipamentos da ourivesaria e variados objetos de ouro que fazem parte da história do país e para Vieira do Minho, que conta com uma gama variada de atrações, tanto dentro da vila, quanto nos arredores. Uma atração especial de Vieira é uma capela diferente de todas as que você já viu, a Capela de Senhora da Lapa, construída em 1694 sob rochas imensas.

Na serra também existe a Igreja de São Bento da Porta Aberta, construída em 1640. É um dos templos religiosos que mais recebe fiéis em Portugal durante o ano. A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao fato de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes. Por fim, a Barragem da Caniçada é muito frequentada durante os meses de verão, é o local preferido dos portugueses que residem no Norte do país quando vão de férias.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais de Portugal ou fazer algum desses passeios, acesse o site da empresa e faça o seu roteiro personalizado. Nada como gente da terra para nos atender do outro lado do oceano.

Veja Mais