Ação de Graças no Texas: dicas e receitas para inspirar as festas de fim de ano

É possível curtir o clima texano no Brasil ou lá. Você escolhe se prefere cozinhar ou simplesmente ser servido

08/11/2017 - 17:18 - Atualizado em 08/11/2017 - 17:34

Consegue encarar uma mesa dessa? Pratos da Ação de Graças são tradicionais (Foto: Divulgação)



O dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um feriado comemorado, majoritariamente, nos Estados Unidos e no Canadá. Na última quinta-feira de novembro, as famílias americanas se reúnem para agradecer as oportunidades dadas e recebidas ao longo do ano. A data se tornou tão importante, que é festejada tanto quanto o Natal e o Ano Novo.

Sendo assim, a refeição é bastante famosa nesse dia tão esperado. Com peru, purê de batata, tortas e diversas outras delícias, a fartura da mesa é indispensável. No Texas, primeiro estado a comemorar a data, em 1598, essas receitas recebem um toque ainda mais especial. Confira abaixo dicas texanas para deixar suas festas de fim de ano ainda mais saborosas.

Peru assado na cerveja
Seguindo a tradição, nada melhor que um peru para celebrar a data. Normalmente servido assado com farofa ao redor ou em seu interior, a receita texana ensina como assar o peru com cerveja e especiarias como páprica e cominho. Essa receita, conhecida como Beer Can Turkey, deve ser feita com o peru na vertical, apoiado em uma lata de cerveja. Diferente, não é? Como no Brasil não é comum comemorar o feriado, é possível se inspirar no prato para surpreender família na ceia de Natal.

Purê de batata doce
Esse purê de batata, conhecido como Sweet Potato Bake, é completamente diferente de qualquer receita tradicional. Já imaginou colocar nozes pecam para finalizar o purê? Pois é exatamente isso que os texanos fazem e esse é o segredo do principal acompanhamento do peru no dia de Ação de Graças. Com base de batatas doces e acompanhado de vários ingredientes fáceis de encontrar no Brasil, é possível transformar a simples receita do purê em um prato inovador e cheio de sabor.

Caçarola de legumes
Para acompanhar os pratos, os texanos costumam preparar um Spicy Green Bean Casserole, uma torta salgada à base de feijão verde - que pode ser substituído por outro grão ou legume - e leva creme de cogumelos, cebolas fritas e queijo. Tem como essa combinação não dar certo? Essa receita de forno, ao que parece, é a queridinha no estado.

Torta de abóbora
A torta de abóbora é uma das receitas mais tradicionais da data. Como a comemoração acontece durante o outono americano, é possível aproveitar as abóboras do Halloween para fazer uma deliciosa sobremesa em agradecimento pelas refeições do ano. Os ingredientes são os básicos de uma receita tradicional: ovos, farinha, açúcar, leite e muita abóbora. Mas para deixar a torta com gostinho texano, vale colocar canela, gengibre e noz-moscada.

E para quem estiver pelo Texas no Dia de Ação de Graças, separamos uma lista de eventos que estarão acontecendo entre uma comilança e outra, confira abaixo:

Um dos eventos mais celebrados de Houston, a HEB reúne muita gente nas ruas (Foto: Divulgação)


HEB Holiday Parade – Houston
Conhecida como uma tradição anual para comemorar o início do Thanksgiving, a parada toca há 70 anos em Houston e tem início pela manhã. A festa de rua, com shows e animadores, é destinada a toda comunidade.

Muitas pessoas fazem o trajeto de oito quilômetros fantasiadas de peru (Foto: Divulgação)


Corrida Turkey Trot – Austin
Austin, capital do Texas, é responsável por celebrar o feriado de uma maneira bem quente. Como? Correndo! A Turkey Trot recruta mais de 20 mil pessoas para realizar um percurso de oito quilômetros. Além disso, há opções para quem prefere caminhar e também para crianças.

River Parade – San Antonio
O feriado pode ser aproveitado de várias formas, mas é essencial fazer algo de fantástico à noite quando se está em San Antonio. A principal atração é a parada "Ford River Parade" que acontece no canal que corta a cidade. Enquanto se aprecia o desfile dos barcos com tema natalino e presença do Papai Noel e sua turma, a sugestão é saborear a deliciosa comida servida pelos restaurantes do River Walk.

Veja Mais