Trocar cartões de visita fica mais fácil com app

Santista lança 99Folks, aplicativo que visa facilitar o networking em eventos e festas

25/05/2015 - 08:02 - Atualizado em 25/05/2015 - 08:13

99Folks utiliza GPS para identificar pessoas próximas

Fazer networking está mais fácil graças a um empreendedor santista. O programador Caio Ribeiro Pereira, de 25 anos, formado em Sistemas de Informação, pela UniSantos, desenvolveu o aplicativo 99Folks.

Disponível, por enquanto, apenas para smartphones com Android, o app utiliza o GPS do celular para montar uma agenda de contatos.

“Quando você está em um evento e conhece uma pessoa, basta ambos estarem geograficamente perto e usarem o app para compartilhar dados como e-mail, telefone e Facebook”, explica o idealizador do app.


De acordo com Pereira, a ideia surgiu de forma espontânea no mês passado. “Estava estudando uma nova tecnologia, a Meteor.js e Ionic, e nela tinham vários exemplos de como criar uma simples agenda de contatos para apps. De tanto estudar programação usando esses exemplos, surgiu a ideia de juntar os princípios de uma agenda de contatos com GPS ajudando a localizar novos contatos”.


O empreendedor explica que o app não é um chat, e sim um facilitador de networking através do compartilhamento de seus contatos com pessoas próximas.

Desenvolvido há três semanas, o app ainda não passou por nenhuma rodada de investimento. Pereira, no entanto, garante que prepara a plataforma para isso.

“Estou procurando um investidor. Tenho planos para executar esse projeto para monetiza-ção, porém seu uso será 100% free> (grátis) para o usuário final”, garante.

Recém-lançado, o aplicativo deve ganhar algumas melhorias em versões futuras.  “Pretendo melhorar a maneira de como enviar e receber um contato entre as pessoas, além disso quero criar um analytics para o usuário visualizar o quão influente ele é em um determinado evento baseado em quantas pessoas acessam seus contatos”, diz. “E tem mais uma lista com 20 ideias para experiementar nesse app”, conclui.


Sem medo de investir


Nem mesmo o atual momento econômico preocupa Pereira. O empreendedor abandonou um emprego com boa remuneração em São Paulo e decidiu investir tudo no 99Folks. 


“Estava cansado de subir e descer a serra. Como sou autor de dois livros técnicos bem conhecidos na minha área, no momento, consigo receber um dinheiro extra suficiente pra ficar em casa”. 


A decisão, embora pareça radical, foi bem planejada por Pereira. Ele garante estar preparado para percalços. 

Os livros citados por Pereira são Aplicações Web Realtime com Node.js e  Meteor - Criando Aplicações Realtime com JavaScript, ambos lançados pela editora Casa do Código.

O interesse pelo assunto vem desde a adolescência. O jovem afirma que sempre gostou de programar e criar novos sistemas. 


“Estou sempre estudando coisas novas nessa área e também compartilhando um pouco do meu conhecimento no blog. Trabalho há seis anos com desenvolvimento”.


Para conhecer o blog do empreendedor, acesse http://udgwebdev.com. Mais informações sobre o 99Folks podem ser acessadas em 99folks.com

Veja Mais