Obras provocam lentidão no percurso do VLT em São Vicente

Trecho entre as estações Emmerich e Barreiros está bloqueado desde agosto por conta de reparo de trilho

20/10/2017 - 16:15 - Atualizado em 20/10/2017 - 16:15

Obra em trilho ocorre na região da Estação Barreiros, em São Vicente (Foto: Alberto Marques/AT)

Há pelo menos dois meses e meio, os usuários do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que precisam passar pelos terminais Emmerich e Barreiros, no sentido Santos-São Vicente, têm a viagem interrompida por conta dos trens estarem operando em via única. A pausa de até 20 minutos ocorre após interdição de um dos trilhos para obras de nivelamento, que tiveram início no dia 2 de agosto. 

Segundo o agente de viagens André Correia, que utiliza com frequência o serviço, apesar do reparo "aparentemente" já ter sido finalizado, o tráfego dos veículos ainda não foi reorganizado e quem vai seguir viagem em direção a São Vicente não tem outra opção além de esperar.

"Quando o trilho cedeu, deram um prazo de 15 a 30 dias para arrumar. O prazo terminou e a espera para que um outro trem passe e assim possamos seguir viagem continua. Costuma (o VLT) ficar entre 15 e 20 minutos parado na estação Nossa Senhora das Graças, é muito desagradável principalmente quando está cheio, em horário de pico", diz.

Em nota, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo VLT na Baixada Santista, afirma que "as obras no sentido Barreiros-Porto já foram concluídas" e que "nesta semana e na próxima serão realizados testes de equipamento para homologação do serviço, inclusive com o VLT sem passageiros".

Ainda de acordo com previsão da EMTU, "até o final de outubro, a via será liberada para operação normal".

Manutenção

Na manhã desta sexta-feira (21), segundo a BR Mobilidade, uma manutenção corretiva na rede aérea impossibilitou o funcionamento do VLT entre as estações Porto e Ana Costa, em Santos, das 9h as 11h. De acordo com a empresa, nenhum dos clientes foi prejudicado, porque foram colocados ônibus de transbordo entre as estações durante a manutenção.

Veja Mais