Após mais um Dia D, São Vicente prorroga vacinação contra polio e sarampo até dia 6

Cidade chegou neste sábado a 78% de cobertura vacinal, mas quer aumentar o índice

01/09/2018 - 18:56 - Atualizado em 01/09/2018 - 19:16

Três cidades realizaram mais um Dia D de vacinação contra sarampo e pólio (Foto: Irandy Ribas/AT)

A Prefeitura de São Vicente prorrogou até quinta-feira (6) a vacinação contra poliomielite e sarampo. Neste sábado (1), em mais um Dia D de imunização, a cidade atingiu 78% de cobertura vacinal, atingindo, até agora, 14.431 crianças. O objetivo é superar esse índice.

De acordo com a Administração Municipal, neste sábado, três unidades de saúde abriram para atender à população e imunizaram 303 crianças. “A Prefeitura decidiu prorrogar a vacinação por mais alguns dias. A campanha será mantida em todas as unidades de saúde do Município, até quinta-feira, sempre das 9 às 15h30”, destaca a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Elenice Souza.

Outras vacinas também estarão sendo oferecidas nas unidades de saúde. Entre elas, contra o HPV (meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 11), BCG, contra Hepatites A e B, Varicela (Catapora), contra a Meningite e outras. “É importante levar a caderneta de vacinação, para o controle e atualização, se for o caso”, reforça Elenice.

Outra cidade que realizou Dia D neste sábado foi Praia Grande, que aplicou 200 doses de sarampo e outras 200 de pólio. A cidade quer vacinar 95% do público-alvo, o que equivale a 15.154 crianças. Até agora, foram aplicadas 11.500 doses, o que equivale a quase 72% da meta. Cubatão também fez mobilização, mas informará o balanço na segunda-feira (3).

Em todo o Brasil

Mais de 9,5 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menos de 5 anos em todo o País que já receberam as doses contra o sarampo e a poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, o número representa 85% do público-alvo. A meta do governo federal é vacinar 95% das crianças, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pasta informou que, até o momento, seis estados atingiram cobertura vacinal de pelo menos 95%: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. Cerca de 1,6 milhões de crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos em todo o país, entretanto, ainda não foram imunizadas contra ambas as doenças.

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ter sido encerrada na sexta-feira (31), a orientação do ministério era que estados e municípios que ainda não atingiram a meta abrissem os postos de saúde neste sábado (1º). 

Veja Mais