Semana do Lixo Zero começa nesta sexta-feira em Santos. Veja a programação

Serão mais de 30 eventos espalhados pela Cidade, entre eles: palestras, oficinas de compostagem, visitas às cooperativas e limpeza de praias

20/10/2017 - 08:30 - Atualizado em 20/10/2017 - 08:54

Desta sexta-feira (20) até o dia 29, Santos recebe a primeira Semana Lixo Zero. Serão mais de 30 eventos espalhados pela Cidade: palestras, oficinas de compostagem, visitas às cooperativas, limpeza de praias e manguezal, entre outros. 

A programação inclui, ainda, na próxima sexta-feira, roda de conversa com os secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista com o tema: Resíduos – Desafios e Oportunidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. 

Um dos organizadores da semana, o engenheiro de alimentos André Tomé Coelho Lourenço afirma que as ações buscam chamar a atenção da sociedade para a problemática dos resíduos. 

“O aterro sanitário do Sítio das Neves (para onde vai o lixo orgânico da maioria das cidades da região) vence o ano que vem, está saturado, e o estuário está cheio de palafitas e lixo boiando para todo lado. Precisamos ir na causa do problema e enfrentá-lo”.

Lourenço lembra que cada um precisa fazer a sua parte. “Esperamos que a conscientização cresça e que todos tenham mais responsabilidade com os resíduos, deixando uma Cidade mais limpa e harmônica”.

Ele diz que o conceito Lixo Zero é baseado na concepção de que lixo não existe, é uma palavra inadequada. Existem resíduos orgânicos, que deveriam sempre ir para compostagem, e materiais que deveriam ser reciclados: vidro, metal, papel, plástico, isopor. “Lixo é resultado de uma desgraça de misturar tudo e não conseguir fazer mais nada com eles”.


Conceito

Pequenas atitudes na forma de descarte dos resíduos e também no consumo geram um grande impacto positivo no meio ambiente. Essa é a ideia do lixo zero: reaproveitar ao máximo o que é reciclável para desafogar os aterros sanitário. No dia a dia, é a aplicação de três ‘erres’ da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. 

Atitudes simples, como usar a própria sacola para ir ao supermercado, utilizar canecas na empresa, entre outras, contribuem, e muito, para o meio ambiente. A legislação brasileira classifica o lixo em três categorias: recicláveis, orgânicos e rejeitos. 

Longe do lixo zero

O atual cenário da sustentabilidade na Baixada Santista ainda está muito aquém dos parâmetros estipulados pela filosofia lixo zero. O primeiro posto santista de entrega voluntária de material reciclável, no bairro Aparecida, registra cerca de 700 quilos por dia. Pelos cálculos, a unidade poderia receber até 10 toneladas a cada 24 horas. 

A previsão se baseia na quantidade e moradores e na média de 1,2 quilo de materiais produzidos por santista. Estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública indicam que quase 60% dos resíduos enviados a aterros sanitários poderiam ser reciclados. 

Sexta (20/10)

9h-17h - Feirão de Eletrônicos Usados – Fundação Settaport Lixo Eletrônico, Avenida Conselheiro Nébias, 85, Paquetá.

15h30 – Visita à ONG Sem Fronteiras, Rua da Constituição, 86. É preciso confirmar presença por meio do telefone (13) 3025-7373.

16h30 – Visita a Fundação Settaport Lixo Eletrônico –  Avenida Conselheiro Nébias, 85, Paquetá.

Obs.: os dois locais estão a duas quadras um do outro.

Sábado (21/10)

8h30 – Limpeza da praia do Sangava. Encontro no Sangava. Todos são muito bem-vindos a ajudar.

9h-13h – Feira de Orgânicos na escola Leonor Mendes de Barros, Praça Fernandes Pacheco, s/n°, esquina com Rua Pasteur, Gonzaga.

10h30 – Coleta de Óleo Noel – Praça Nicolau Giragire, 254, em frente à Sede Melhoramentos – Jardim São Manoel

Domingo (22/10)

9h - Limpeza nas pedras da Ponta da Praia

10h-12h e 15h-17h – Feira de troca de brinquedos e livros, Brincadeiras antigas e brinquedos de material reutilizado. Orquidário – Praça Washington s/n° - José Menino.

14h-18h – Feira de Alimentos Orgânicos – Sesc Santos, Avenida Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Segunda (23/10)

17h – Santa Cruz dos Navegantes (Pouca Farinha) - Mini-palestra sobre o conceito Lixo Zero e limpeza da praia – Santa Cruz Canoagem e Santos Lixo Zero

Terça (24/10)

10h30 – Apresentação do projeto Condomínio Sustentável, roda de conversa sobre gestão dos resíduos e atividade com o Projeto Ecobrincar – Fórum da Cidadania – Avenida Ana Costa, 340

14h – Expoimar - Oficina de Reuso de pneus - Rua Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada

18h30 – Expoimar - Oficina O ciclo do lixo nos rios - Rua Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada

18h45 – Yoga no Pier e saudação à Mãe Natureza com Filipi Peres Lopes – Vinyasa Yoga, Emissário Submarino, José Menino.

Quarta (25/10)

10h-16h – Exposição e demonstração de compostagem – Fórum da Cidadania – Avenida Ana Costa, 340

14h-17h – Programa Horta Ecológica – Jardim Botânico – Rua João Fracarolli s/n°, Bom Retiro.

19h – Oficina Horta Urbana com prática de construção de composteira doméstica – Lobo Estúdio, Rua Luís de Camões, 12. Contribuição solidária a partir de R$ 10.

Quinta (26/10)

9h30-11h30 – Dia do brincar sustentável com oficina de construção de brinquedos e roda de brincar – GerminAção - Rua São Clóvis, 723, Morro do São Bento

20h30 - Palestra Gestão dos Resíduos em um prédio (apenas para os condôminos)

Sexta (27/10)

15h – Roda de conversa com os Secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista com o tema: Resíduos - Desafios e oportunidades da Região Metropolitana da Baixada Santista – Auditório Prodesan - Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga.

19h45 – Palestra Conceito Lixo Zero – YBT – Rua Tocantins, 142, Gonzaga.

Sábado (28/10)

9h às 13h – Feira de Orgânicos na Praça Rebouças s/n°, Ponta da Praia.

9h30-12h – Limpeza da Praia do Boqueirão com Instituto Mar Azul. Ponto de encontro em frente à Rua Oswaldo Cruz/Posto 5.

10h30 – Coleta de Óleo Noel – Praça Nicolau Giragire, 254, em frente a Sede Melhoramentos – Jardim São Manoel

Domingo (29/10)

9h-15h – Limpeza da praia Saco do Major. Instituto Ecofaxina, Saída Ponte Edgar Perdigão

10h - Construção de composteira doméstica e aproveitamento dos resíduos da feira – GerminAção - Rua São Clóvis, 723, Morro do São Bento

10h-12h e 15h-17h – Feira de troca de brinquedos e livros, Brincadeiras antigas e brinquedos de material reutilizado. Orquidário – Praça Washington s/n° - José Menino.

15h-18h – Mãos na Massa: Horta e Jardinagem Kids (crianças 5 a 8 anos + responsável) – Rua São José, 38, cj. 120 – Embaré. R$ 70. Mais informações e inscrições pelo Whatsapp: (13) 98171-1183

20h - Exposição de fotografias “Lixo Zero” de Tiago Cardeal - página Santos Lixo Zero

20h - Exposição Audio-visual: moda sustentável – páginas GerminAção e Santos Lixo Zero

Veja Mais