Santos ganha posto para troca de recicláveis

O programa Recicla + Santos ficará na Rua Vergueiro Steidel, na Aparecida

18/07/2017 - 19:02 - Atualizado em 18/07/2017 - 19:04

Santos ganhará o seu primeiro posto para troca de resíduos recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos) por pontos para descontos no comércio.  O programa Recicla + Santos, que ficará na Rua Vergueiro Steidel, na Aparecida, ao lado da saída do Shopping Praiamar, comerá a funcionar na próxima terça-feira (25).

O objetivo é difundir a educação ambiental, incentivando a preservação do meio ambiente e proporcionando a conscientização através do consumo sustentável e a destinação adequada dos resíduos recicláveis, reduzindo assim a pressão sobre o aterro sanitário.

O programa não tem custos para o Poder Público. Para viabilizá-lo, a empresa 3E Sustentabilidade, gestora do programa, terá apoio do Grupo Mendes, que já realiza diversas ações de sustentabilidade em seus negócios.

A previsão é de que os postos do Recicla + Santos cheguem a diversos bairros, de acordo com a adesão da população e sempre por meio de parcerias com a iniciativa privada.

o dia da inauguração, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estará presente com a Estação Ambiental, distribuindo material de conscientização sobre reciclagem e descarte correto de resíduos. 

Como funciona 

Os moradores levam os resíduos recicláveis ao posto de coleta, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 No local, o material será pesado e transformado em pontos. Cada tipo de resíduo gera uma pontuação de acordo com o seu valor de mercado e seu impacto ambiental. Os pontos poderão ser trocados por descontos, brindes ou bonificações.

 As lojas do Praiamar Shopping serão os primeiros parceiros do programa Recicla + Santos, que está aberto a adesões por parte dos comerciantes da Cidade. Interessados podem consultar o site www.reciclamaissantos.com.br.

O que pode ser trocado: 

Papel (branco, papelão, caderno, livros, jornal e revistas), plásticos (garrafa PET, embalagens plásticas e potes de sorvete), metal (ferro, bronze, alumínio, latas de cerveja e refrigerante), vidro (embalagens de vidro em geral, garrafa de cerveja e aguardente), óleo de cozinha e embalagens longa vida para bebidas (Tetrapak).

Veja Mais