Rajadas de vento chegam a 100 km/h em Santos, diz Praticagem

Apesar da força da ventania, Defesa Civil da Cidade registrou apenas a queda de uma árvore na Ponta da Praia

20/08/2017 - 12:30 - Atualizado em 21/08/2017 - 10:33

Os ventos fortes forem responsáveis pela queda de uma árvore em Santos (Foto: Nirley Sena/AT)

A ventania que atingiu a Baixada Santista na manhã deste domingo (20) teve rajadas com velocidade de 100 km/h, de acordo com informações da Praticagem, entre 10 e 11 horas.

Por volta das 7h50, a ONG Amigos da Água registrou, em aparelho de medição localizado no Boqueirão, em Santos, 74 km/h. Já outra estação da entidade, localizada na Vila Belmiro, marcou ventos de 67 Km/h.

Apesar dos fortes ventos, a Defesa Civil da Cidade registrou apenas a queda de uma árvore na Ponta da Praia. Por segurança, o Corpo de Bombeiros precisou remover a placa de um estabelecimento, que entortou após a ventania. 

A mudança de tempo no final de semana já havia sido prevista pelos institutos de meteorologia, com a chegada de uma nova frente fria. Neste domingo, além da previsão de chuva forte a qualquer hora do dia, a temperatura máxima prevista é de 23ºC e a mínima de 15ºC.

Devido aos fortes ventos, segundo informações da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), um andaime caiu sobre rede da empresa, em Santos, rompendo cabos e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 400 clientes, às 11h12.

A região afetada foi a Rua Álvaro Alvin (entre Rua Ministro João Mendes e Rua Conselheiros Lafaiette) e Rua Vergueiro Steidel (entre Rua Alvaro Alvin e Rua Afonso Veridiano). O caso foi solucionado e todos os clientes tiveram o retorno do serviço às 13h40. 

Alerta de ressaca

A passagem da frente fria irá intensificar os ventos sobre o oceano e, com isso, o mar voltará a subir nas costas do Sul e do Sudeste do Brasil.

Na região, há risco de ressaca e alagamentos, já que a maré estará alta com a mudança para Lua Nova a partir do dia 21 de agosto.

A previsão aponta aumento do nível do mar entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (21), com ondas que variam entre 1,5 e 2,5 metros.

Veja Mais