Prefeito de Santos anuncia benefícios para incentivar repovoamento do Centro

Medidas foram apresentadas nesta quarta-feira, durante abertura da 7ª edição do Ficon

15/08/2018 - 10:49 - Atualizado em 15/08/2018 - 18:17

Ficon é realizado nesta quarta-feira, no prédio da Associação Comercial de Santos (Foto: Alex Ferraz/AT)

O prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa enviará um projeto de lei para concessão de benefícios a quem promover o repovoamento do Centro da Cidade.

O anúncio foi feito por ele na manhã desta quarta-feira (15) durante a abertura da 7ª edição do Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região (Ficon).

De acordo com o chefe do Executivo, estão previstos os seguintes beneficios: isenções fiscais para comerciantes na área central e vantagens para quem fizer retrofit (modernização) em prédios degradados. Além disso, o pacote de medidas prevê a isenção de cinco anos de IPTU para quem adquirir imóveis construídos no Centro. Ele afirmou ainda que estão previstas isenções de  Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Paulo Alexandre não detalhou como funcionará o projeto, mas assegurou que enviará a matéria nos próximos dias para a Câmara de Vereadores.

A 7ª edição do Ficon acontece ao longo do dia para debater os rumos da construção. O evento é realizado no prédio da Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico.

Após a abertura, às 10 horas, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins, realizou a palestra Perspectivas do Setor sobre o Aspecto Político Econômico. Na sequência, às 11h15, o advogado Vitor Antunes, especialista em Direito da Infraestrutura, falará sobre Parcerias Públicos Privadas - Smart Cities (cidades inteligentes).

Ao meio-dia será a vez do secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, e do presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), Gustavo Zagatto Fernandez, e do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), Ricardo Beschizza, fazerem um debate sobre o papel da construção na revitalização do Centro.

Tarde

Às 14h30, haverá ainda a palestra Tendências do Mercado Imobiliário, apresentada por Guilherme Werner, da Brain, Bureau de Inteligência Corporativa. Na sequência, o arquiteto Anthony Ling falará sobre O Caos Planejado. A Difícil Relação entre Crescimento e Qualidade de Vida.

Às 17 horas, haverá outra mesa de debate, agora sobre as alavancas do crescimento na região. Entre os debatedores, Maurício Juvenal, secretário de Planejamento e Gestão do Estado, o consultor portuário Fabricio Pierdomênico, o diretor-presidente da Ursini Participações, André Ursini, o diretor da Geobrasilis, José Roberto. A conversa será mediada pelo diretor da Associação Comercial de Santos, Márcio Calves. A palestra de encerramento está marcada para as 18h30, com o governador Márcio França (PSB). 

Encarado como uma oportunidade para empresários e profissionais da construção discutirem as tendências do mercado imobiliário, o Ficon é realizado pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos. A ACS fica na Rua XV de Novembro, 137, Centro.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, em A Tribuna.

LEIA MAIS

<