Passeios monitorados pelo Centro Histórico de Santos estão com inscrições abertas

Ação gratuita será realizada neste final de semana, como parte do programa Jornada do Patrimônio

17/08/2017 - 11:35 - Atualizado em 17/08/2017 - 12:00
Participantes poderão visitar pontos turísticos importantes no Centro Histórico. (Foto: Divulgação/PMS)

A Prefeitura de Santos está com inscrições abertas para passeios monitorados e gratuitos pelo Centro Histórico, neste sábado (19) e domingo (20).

A iniciativa faz parte da Jornada do Patrimônio, programação realizada em 15 municípios paulistas, envolvendo inicialmente as redes de ensino. De acordo com a Administração Municipal, Santos é a única cidade da Baixada Santista a participar da ação, que é da Secretaria de Cultura do Estado, com o apoio da Prefeitura.

As saídas serão às 11 e 14 horas, da Estação do Valongo, que fica no Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2). Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (18), no e-mail sesetur@santos.sp.gov.br, e aguardar a confirmação da reserva. 

Ao todo, são 45 lugares em cada viagem e há necessidade de retirar a passagem 30 minutos antes da saída, na bilheteria do Museu Pelé.

O primeiro ponto do roteiro é o Santuário de Santo Antônio do Valongo, que terá suas curiosidades apresentadas por integrantes do Programa Vovô Sabe-Tudo, responsáveis pela monitoria no templo. Em seguida, o Museu Pelé, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Pantheon dos Andradas. Depois, os participantes seguem a pé até o Palácio José Bonifácio para conhecer o Salão Esmeraldo Tarquínio, da Prefeitura, e a Sala Princesa Isabel, onde eram realizadas as sessões da Câmara. 

Na sequência, o grupo volta ao bonde na Praça Mauá, como destino à Casa da Frontaria Azulejada, ponto final do roteiro. No local, é possível visitar a exposição ‘Patrimônio Cultural – Tesouro da Sociedade’, que mostra, em 20 painéis, bens culturais da cidade e os trabalhos realizados para protegê-los e conservá-los. A mostra é uma realização da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), em parceria com a Comgás e o Condepasa. 

Também fazem parte da programação da Jornada do Patrimônio, o Museu do Café estará aberto para visitação monitorada gratuita no sábado e domingo, assim como os seguintes equipamentos: Casa de Câmara e Cadeia, Teatro Guarany, Casa do Trem Bélico e Engenho São Jorge dos Erasmos.

Veja Mais