Moradores elogiam pontilhões inaugurados na Zona Noroeste

Três novos acessos já estão funcionando na região dos bairros Santa Maria e Vila São Jorge

21/10/2017 - 17:25 - Atualizado em 21/10/2017 - 17:25

Um dos novos pontilhões fica na Av. Jovino de Melo, em frente a Praça Júlio Dantas (Foto: Irandy Ribas/AT)

Moradores da Zona Noroeste de Santos elogiaram os três novos pontilhões inaugurados neste sábado (21) pela Prefeitura para melhorar o trânsito na região dos bairros Santa Maria e Vila São Jorge. 

Um fica na Avenida Jovino de Melo (Praça Júlio Dantas, em frente a Paróquia Santa Margarida Maria), próximo ao cruzamento com a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Os outros dois no encontro da Avenida Francisco Ferreira Canto (que é continuação da Jovino de Melo) com a Rua Eleonor Roosevelt e com a Rua Gercino Caparelli.

Eles servem para facilitar o retorno para a Avenida Nossa Senhora de Fátima e o acesso ao morro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, a reorganização deve reduzir em até 30% o tempo de acionamento do semáforo fechado naquele trecho e acabar com a fila de veículos para fazer a conversão, já que um semáforo foi eliminado.

O motorista que estiver na pista sentido São Vicente-Santos e desejar acessar a Jovino de Melo deverá contornar o pontilhão no sentido anti-horário. Se estiver na pista contrária e pretender ir para a Avenida Francisco Ferreira Canto, fará o mesmo movimento. Será uma alternativa viária ao tráfego vindo da Linha Vermelha de São Vicente. 

“Melhorou bastante o fluxo agora, não precisa mais ir lá embaixo (da Avenida Jovino de Melo) para fazer o retorno (para a Nossa Senhora de Fátima). Quebrou um galho, facilitou mesmo”, disse o motorista de Uber André Luiz dos Santos Bastos.

Para o advogado Wagner Freitas Ribeiro, a obra dará mais fluidez à Nossa Senhora de Fátima. “Obra viária é sempre necessária ao trânsito, pelo que eu vi aqui ficou bom, a sinalização está boa, vamos ver com o tempo como fica”.

O pedreiro Eleito Vicente acredita que as mudanças trarão mais tranquilidade ao motorista, principalmente em horário de pico, quando o número de veículos é intenso no local. “Ficaram ótimos esses retornos, muito bem sinalizados. Com certeza vão ajudar muito o trânsito”.

Veja Mais