Macaca é encontrada morta na Vila Belmiro

De acordo com exame necroscópico a causa foi problemas no pós-parto

19/03/2018 - 16:57 - Atualizado em 19/03/2018 - 17:13

Após a Prefeitura de Santos informar, na semana passada, que mais um macaco foi encontrado morto no Morro Santa Terezinha, desta vez, o alvo foi o bairro da Vila Belmiro. Um sagui adulto fêmea foi encontrado morto junto com dois filhotes vivos, no último domingo (18), mas a necrópsia já descartou a possibilidade de febre amarela. 

De acordo com a Prefeitura, o corpo do animal foi recolhido no mesmo dia pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), da Secretaria de Saúde, para a realização de necropsia no Orquidário Municipal. 

De acordo com o veterinário José Heitzmann Fontenelle, da Secretaria de Meio Ambiente, que fez o procedimento de necropsia, a indicação da causa da morte é a involução uterina, pois o útero da fêmea não regrediu após o parto. 

Apesar do laudo, foram retiradas amostras do sagui para envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do governo estadual, para confirmar ou descartar a infecção por febre amarela. Já amostras do cérebro serão destinadas ao Instituto Pasteur (também do governo do Estado) para o diagnóstico de raiva. Os filhotes ficaram sob responsabilidade da Polícia Ambiental.


Alerta

Quem encontrar macaco morto não deve tocar ou manusear o animal e pode entrar em contato com seção de zoonoses da Prefeitura, pelos telefone 3257-8032 ou 3257-8044.

Veja Mais