Fórum A Região em Pauta discutirá política habitacional

Evento será na segunda-feira (9), em Santos, e as inscrições estão abertas

07/10/2017 - 15:31 - Atualizado em 07/10/2017 - 15:38

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, abre nesta segunda-feira (9), às 14 horas, o sexto encontro do programa A Região em Pauta, uma iniciativa de A Tribuna, que discutirá com autoridades e o público a questão habitacional na Baixada Santista. 

Rodrigo Garcia dará um panorama geral da política habitacional do Estado para a região, falará sobre projetos executados, os que estão em execução e os previstos para os próximos anos.

Na última quinta-feira (5), o Estado entregou 500 apartamentos nos conjuntos habitacionais Primavera e Penedo, no Jóquei Clube, em São Vicente. As novas unidades priorizaram as famílias que vêm do México 70 e de áreas de risco.

Na solenidade de entrega, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar as chaves de outras 1.120 unidades habitacionais no Conjunto Tancredo Neves até o final do ano, além de parte das 360 moradias no Conjunto São Vicente H.

Dados não oficiais apontam para um deficit habitacional de ao menos 100 mil moradias na Baixada Santista.

500 apartamentos de dois conjuntos habitacionais foram entregues no último dia 5 (Foto: Nirley Sena/AT)

Na segunda-feira, o painel em que estará o secretário Rodrigo Garcia também terá o arquiteto, urbanista e professor universitário Rafael Ambrósio. Esse painel será mediado pelo jornalista Rafael Motta, editor de A Tribuna.

Na sequência, o fórum abordará, em um segundo painel, o financiamento habitacional voltado para as famílias de classes média e média baixa.

Nesse painel estarão o gerente regional de Construção Civil da Baixada Santista da Caixa Econômica Federal, Wagner Pereira, o arquiteto Reinaldo Lozano, sócio da Credlar, construtora de Praia Grande, e o presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo, Marco Aurélio Luz.

Eles debaterão o financiamento público para a habitação, os entraves e dificuldades enfrentadas pelos mutuários e construtoras. O painel será mediado pela jornalista Thaís Lyra, da AT Revista.

O encontro desta edição de A Região em Pauta termina com a apresentação de Fernando Chucre, secretário de Habitação de São Paulo e coordenador do programa Litoral Sustentável, instituído em 2011 com o objetivo de deslocar famílias das áreas de risco da Serra do Mar para locais urbanizados.

Inscrições

A Região em Pauta é um projeto de A Tribuna e está em sua segunda edição. O objetivo é discutir um tema de interesse metropolitano por mês. Neste ano, já foram Educação, Terceira Idade, Lixo Domiciliar, Mobilidade e Renovação Urbana.

Os encontros são realizados no auditório da TV Tribuna, no novo prédio da emissora, na Rua João Pessoa, 350, Centro de Santos.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas acessando www.atribu na.com.br/aregiaoempauta.

Veja Mais