Coleta Seletiva recolhe 450 t de recicláveis por mês em Santos

Coleta é feita de segunda a sábado, uma vez por semana, em todos os bairros da Cidade

19/05/2017 - 11:00 - Atualizado em 19/05/2017 - 11:00

Todos os meses são recolhidos 450 toneladas de lixo reciclável em Santos. O também conhecido como Lixo Limpo, é coletado pelos funcionários da Prodesan que percorrem de segunda a sábado, uma vez por semana, todos os bairros da Cidade. Sem necessidade de agendamento.

Todo o material recolhido para a reciclagem é encaminhado à Usina de Triagem de Materiais, na Alemoa. A separação do material é feita pelos 50 integrantes da Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista, a Comares. Os cooperados separam, enfardam e vendem os recicláveis. Metais, plásticos, vidros e papéis, separados previamente pela população, ganham a destinação correta retornando em investimentos para o Município.

Em Santos, esse tipo de serviço é realizado desde 1990 e vem agregando novas atividades para aperfeiçoar cada vez mais a iniciativa, explica o coordenador de Políticas Ambientais, Marcus Neves Fernandes, ao citar como exemplo a parceria firmada recentemente com a (Abihpec), para uma campanha de conscientização sobre o tema em toda a Cidade.

O síndico do Condomínio Edifício Savion (José Menino), João Roberto Nogueira, conhecido como Maninho, é um reciclador nato. Há oito anos, mesmo enfrentando resistência de alguns vizinhos, conseguiu implantar a coleta seletiva no prédio. Lá, óleo de cozinha, garrafas pet’s, embalagens e até remédios vencidos, têm destino certo. Maninho conta orgulhoso que anexou cartazes nos elevadores para sensibilizar os moradores, “também reaproveitamos a água da chuva para lavar as garagens e regar o jardim”.

Veja Mais