Casa do Trem Bélico entra no roteiro da Linha Conheça Santos

Uma das mais antigas edificações militares do País será a atração principal dos passeios no fim de semana

10/11/2017 - 10:33 - Atualizado em 10/11/2017 - 10:34

Casa do Trem Bélico será atração principal da 
Linha Conheça Santos (Foto: Divulgação/PMS)

Uma das mais antigas edificações militares do País e o primeiro prédio público de Santos, a Casa do Trem Bélico, será a atração principal dos passeios da Linha Conheça Santos no próximo fim de semana.

 

O ponto de partida do tour panorâmico pelas principais atrações da Cidade será o Posto de Informações Turística do Gonzaga (Posto de Salvamento 3), sábado (11) e domingo (12), às 10 e 14 horas.

Na parada técnica na Casa do Trem Bélico, os passageiros vão conferir detalhes da construção, um exemplo da arquitetura colonial da época. Acredita-se que a edificação tenha sido erguida entre 1640 e 1646, mas sua existência só foi comprovada documentalmente em 1734.

De acordo com informações da Prefeitura, no espaço também foi erguido o primeiro pelourinho da Cidade. O imóvel, que abrigava as armas e munições para proteção da então Vila de Santos, atendia a dois objetivos da Coroa Portuguesa: um simbólico e outro militar. Simbolicamente, representava a soberania da Cidade sobre a região e, militarmente, a importância da Vila de Santos como praça de guerra.

Quem visitar o local poderá conhecer também o monitor Zé Corneteiro, personagem criado pelo funcionário Miguel Escandon que, com sua performance, conta curiosidades sobre a história da casa.

A passagem para a Linha Conheça Santos custa R$ 15,00 e pode ser adquirida com o motorista do micro-ônibus.

Veja Mais