Santos se reapresenta em meio a indefinições

Elenco dá largada nas atividades sem substitutos definidos para Lucas Lima e Ricardo Oliveira

03/01/2018 - 10:54 - Atualizado em 03/01/2018 - 11:44

Acertado , Jair Ventura não tem presença confirmada nesta quarta (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

O elenco do Santos se reapresenta nesta quarta (3), para dar início à pré-temporada. A equipe volta aos trabalhos repleta de indefinições, após saídas importantes e só um reforço – o lateral-esquerdo Romário, que vem do Ceará. Com mais mudanças fora de campo do que dentro, o clube tem duas semanas para resolver seus problemas antes da estreia no ano, contra o Linense, pelo Campeonato Paulista.

Embora o elenco seja parecido com o que terminou 2017, o time precisará ser parcialmente reconstruído. Pesam neste sentido saídas de jogadores essenciais, como Lucas Lima e Ricardo Oliveira.

Ainda não existem substitutos definidos para os dois, que foram para Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente. Para o lugar do meia, o Alvinegro estuda nomes como Robinho e o argentino Lucas Zelarayán (veja mais sobre o estrangeiro na coluna 90 Minutos, na página B-2). Já para o ataque são pretendidos o argentino Barcos, o ex-são-paulino Gilberto e Gabriel, emprestado ao Benfica pela Inter de Milão, mas fora dos planos do time português. As negociações são tocadas por Gustavo Vieira, no novo diretor-executivo do Santos.

Por ora, as maiores mudanças estão mesmo à beira do gramado. Os auxiliares Elano e Marcelo Fernandes não devem permanecer na Vila. A decisão tomada pela diretoria teria passado por Jair Ventura, o novo treinador. Com o ex-técnico do Botafogo, chegam para compor a comissão o auxiliar Emílio Faro e o preparador físico Ednilson Sena.

Por falar em Ventura, até agora ele foi não anunciado. O Botafogo ainda não recebeu o valor da multa rescisória, cerca de R$ 800 mil.

Mesmo assim, membros da diretoria estão otimistas. Eles acreditam que o técnico estará com o time no CT Rei Pelé, hoje à tarde, para o primeiro treinamento do elenco em 2018.

Desafios

Devido à Copa do Mundo deste ano, a ser disputada na Rússia, o calendário nacional ficou mais apertado. Por isso, a pré-temporada terá duração de, somente, 14 dias. Depois deste período de treinos físicos e técnicos, no dia 17, o Santos enfrenta o Linense, às 19h30, em Lins.

Classificados para a Libertadores, os santistas iniciam sua trajetória na competição no dia 1º de março. O adversário será o peruano Real Garcilaso, na altitude de Cusco (quase 3.400 metros acima do nível do mar).

Os outros desafios garantidos para a temporada são a Copa do Brasil, torneio no qual o Santos entra nas oitavas de final, e o Campeonato Brasileiro, que começa em 15 de abril.

Veja Mais