Secretário nacional de Portos propõe regionalização do Porto de Santos

Convite foi feito ao governador Márcio França (PSB) durante a abertura da 16ª edição do Santos Export Brasil

10/09/2018 - 20:03 - Atualizado em 10/09/2018 - 22:19

Além do governador, diversas autoridades políticas e do setor marcaram presença (Carlos Nogueira/AT)

A 16º edição do Santos Export Brasil - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos – começou, na noite desta segunda-feira (10), com um convite do secretário nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Luiz Otávio Campos, ao governador Márcio França (PSDB), para que seja rediscutida a regionalização do Porto de Santos. Esse é um pedido de autoridades e empresários há pelo menos 20 anos. 

Campos lembrou que recentemente o Governo Federal passou ao Governo do Estado o comando do Porto do Amazonas. "Nós fizemos isso no estado do Maranhão, e hoje ele recebe os maiores navios de minério do mundo".

O secretário disse ainda que é possível fazer isso em pouco tempo. "Se tivermos uma articulação política, nós podemos fazer isso agora. Não precisamos mais de tantos estudos. Tenho a certeza que isso trará resultados positivos".

Sobre o assunto, Márcio França afirmou que administrações mais próximas costumam ser mais eficazes, e lembrou do pioneirismo da região da Baixada Santista na formação do conselho metropolitano. "Quem sabe podemos cravar essa transferência de gestão, faria bem tanto para o estado de São Paulo quanto para o Brasil", afirmou o governador.

Presenças

No evento estão presentes, o candidato à presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB), o governador Márcio França (PSB), o deputado estadual Caio França (PSB), os deputados federais João Paulo Papa (PSDB), Marcelo Squassoni (PRB) e Beto Mansur (MDB), além de diretores da Antaq, empresários e demais autoridades portuárias. 

Iniciativa do Grupo Tribuna e uma realização da Una Marketing de Eventos, o seminário será realizado no Mendes Convention Center, em Santos.

A matéria completa você confere na edição de terça-feira (11) do Jornal A Tribuna

Veja Mais