Modelo padrão de contrato para serviços de agenciamento marítimo é renovado

Documento foi elaborado em uma parceria entre o Conselho Marítimo Internacional e do Báltico

22/12/2017 - 14:50 - Atualizado em 22/12/2017 - 15:07

Um modelo padrão de contrato para serviços de agenciamento marítimo foi elaborado e lançado, neste mês, a partir de uma parceria entre o Conselho Marítimo Internacional e do Báltico (em inglês, Baltic and International Maritime Council ou Bimco), maior associação de armadores do mundo, e a Federação das Associações Nacionais de Agentes e Companhias de Navegação (Federation of National Associations of Ship Bro-kers and Agents ou Fonasba), organização mundial que representa os agentes marítimos. 

O modelo está disponível no site das duas entidades: www.fonasba.com/documentation e www.bimco.org/Contractsand-clauses/IDEA.

O novo modelo de contrato, segundo a Bimco e a Fonasba, pode ser utilizado para qualquer tipo de acordo em benefício das partes – armadores e agentes. E pode ser adaptado e alterado para atender as necessidades e/ou particularidades de cada negócio, tanto para casos pontuais como para agenciamentos de longo prazo. 

“Este novo contrato padrão cria um acordo sólido, permitindo que agentes e operadores concentrem-se nas atividades principais, criem relações mais fortes e não se preocupem com possíveis conflitos ou questões legais”, disse Fulvio Carlini, chairman do Comitê de Afretamento & Documentação da Fonasba.

Veja Mais