Margem Esquerda integrará roteiro turístico; Prefeitura realiza passeio piloto

A ideia é divulgar, além da operação portuária , a história e a cultura dos moradores

29/11/2017 - 15:26 - Atualizado em 30/11/2017 - 12:10

Secretária de Turismo de Guarujá quer das uma opção a mais de turismo e divulgar local (Foto: Arquivo)

Os terminais localizados na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, serão o cenário de novos roteiros turísticos na cidade. A ideia é divulgar, além da operação portuária, a história e a cultura dos moradores do distrito de Vicente de Carvalho, onde se localiza essa região do complexo marítimo. Um passeio piloto foi realizado pela prefeitura local nesta quarta-feira (29) e ajudará a definir detalhes da atração.

A previsão é da secretária de Turismo de Guarujá, Thaís Margarido. Segundo ela, a ideia é dar uma opção a mais de turismo para os visitantes e ainda divulgar a importância da cidade para a economia do País, já que o município abriga uma das margens do maior porto da América Latina e oito instalações. 

“Vamos mostrar a grandiosidade dos terminais, como são feitas as operações, que o Porto trabalha 24 horas e que por aqui passam 27% da balança comercial e de tudo que entra e sai do Brasil. Antes de embarcar, esses turistas passarão pela Avenida Santos Dumont e verão esses terminais. A ideia é que eles tenham outra visão pelo mar”, disse. 

O projeto prevê o embarque de turistas no ponto de catraias, em Vicente de Carvalho. Por enquanto, está prevista a oferta de dois trajetos aos passageiros. O mais curto tem uma hora de duração e passará em frente aos terminais de Guarujá, ao Farol do Itapema e à Alfândega do Porto de Santos. O de maior duração terá duas horas.

Integrantes da administração municipal fizeram um passeio piloto. As duas rotas serão definidas por catraieiros da cidade.

Esses profissionais serão qualificados pela Prefeitura com, ao menos, dois cursos. Um deles abordará técnicas de recepção aos turistas e outro, a história do Porto e da cidade. 

“É uma forma de gerar emprego e renda para os catraieiros. E também é inusitado pra quem vem de fora porque a catraia é pequena, passa por túneis e isso vira um passeio diferente, mostrando o lado portuário, da cidade, do turismo de Vicente de Carvalho, com um grande comércio”, destacou a secretária. 

Percurso

Quem fizer o roteiro náutico terá a oportunidade de ficar lado a lado dos grandes navios que atracam no complexo marítimo e poderá ver de perto operações de embarque ou desembarque de grãos e de contêineres. “Apesar de ser o ‘Porto de Santos’, a margem esquerda é o Porto do Guarujá. Vamos mostrar como funcionam nossos terminais, o Farol do Itapema, o nosso manguezal pelo canal do Porto”, explicou Thaís. 

Os valores a serem cobrados pelos passeios e as datas em que a nova atração entrará em funcionamento serão definidos nesta semana. 

“Guarujá é conhecido pelas belas praias. E na alta temporada de verão, a cidade se vende por si só. Mas a nossa ideia é mostrar que Guarujá é muito mais do que sol e praia. Por isso, criamos vários roteiros receptivos, entre eles o náutico”, afirmou.

Veja Mais