Comando de Operações Navais recebe novo porta-helicópteros

Embarcação tem capacidade para operar até sete helicópteros no convés e 12 no hangar

06/09/2018 - 15:30 - Atualizado em 06/09/2018 - 15:54

Navio foi entregue pela Diretoria-Geral do Material da Marinha (Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil)

O Comando de Operações Navais recebeu  o navio porta-helicópteros multipropósito (PHM) Atlântico, em cerimônia a bordo da própria embarcação, no Rio de Janeiro. Com capacidade para operar até sete helicópteros no convés e para transportar 12 no hangar, ele tem 32,6 metros de largura e 203,43 metros de comprimento.

O navio foi entregue pela Diretoria-Geral do Material da Marinha, setor responsável pela compra, para a área operacional. O Atlântico foi construído em meados dos anos 90 e pertencia à Marinha Real Britânica com o nome de HMS Ocean, tendo sido usado em ações humanitárias no Kosovo e na América Central.

Presente à cerimônia de entrega do navio, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que o Atlântico é uma “extraordinária” conquista da Marinha. “As negociações se deram no período em que eu estava à frente do Ministério da Defesa. Então eu tenho uma enorme alegria de ver que nós estamos recuperando e modernizando a esquadra do Brasil”.

Segundo ele, novas aquisições já estão em andamento. “Nós estamos tocando um processo licitatório que vai levar à aquisição de três corvetas, no rumo da modernização necessária da esquadra da marinha brasileira. Então é um dia de muita felicidade, de muita emoção”. 

LEIA MAIS

<