Contrail começa a operar novo terminal intermodal

Localizado no interior do Estado, local tem 75 mil metros quadrados de área

22/12/2017 - 13:37 - Atualizado em 22/12/2017 - 13:50

Na primeira operação da Contrail no TIJU, foram movimentados 40 TEU (Foto: Divulgação)

A Contrail Logística deu início às operações nesta semana seu novo Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), no Interior do Estado. Em uma área de 75 mil metros quadrados, a instalação trabalha com exportações, importações e logística doméstica, via ferrovia, até o Porto de Santos. 

Na primeira operação da Contrail no TIJU, foram movimentados 40 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), com produtos da LG Eletronics. Os contêineres saíram da Zona Franca de Manaus e seguiram via cabotagem até Santos. De lá, foram levados pela ferrovia da concessionária MRS até o Terminal Intermodal de Jundiaí. Após o desembarque na unidade, a última ponta de transporte foi feita por rodovia até o centro de distribuição da LG Eletronics em Cajamar, cidade que fica a 27 quilômetros de Jundiaí.

Operações intermodais como esta podem beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de insumos) ou exportação (de bens acabados), localizadas em cidades próximas a Jundiaí e Campinas, como Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itupeva, Salto, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itu, Amparo e Itatiba - além de Cajamar.

Em um cenário econômico de baixo crescimento e de busca por eficiência, a ferrovia oferece baixo custo, previsibilidade, acesso sem filas ao Porto, um nível elevadíssimo de segurança operacional (baixo índice de acidentes) e da carga (índices quase nulos de roubo) – estes dois itens reduzem também custos com seguros. Além disso, o transporte ferroviário tem baixo impacto ambiental (uma composição ferroviária, com 21 vagões, transporta o equivalente a 42 caminhões).

Pulmão de cargas

Com sua localização na área central do Estado e a integra-ção entre modais de transportes, o TIJU também reduz custos dos clientes com armazenagem de cargas, uma vez que os contêineres podem ficar na área da Contrail, liberando espaço nos estoques das indústrias. Dessa forma, o empreendimento funciona como um “pulmão logístico”, regularizando o fluxo operacional e evitando grandes picos de demandas.

A Contrail vai operar toda a gestão do transporte feito por meio do terminal, desde o Porto até a porta do cliente. “Acreditamos que o transporte multimodal é a solução logística mais eficiente e sustentável e a melhor escolha nas operações envolvendo o Porto de Santos. Com a economia voltando a crescer, é fundamental para o mercado ter uma alternativa ao modal rodoviário, com custo competitivo e outras vantagens”, diz o CEO da Contrail, Rodrigo Paixão.

A Contrail Logística S. A. surgiu em 2010 a partir de uma parceria estratégica entre a EDLP (Estação da Luz Participações) e a MRS Logística. Juntas, estas empresas desenvolveram um modelo logístico para o transporte de contêi-neres na região mais desenvolvida do País, transpondo de forma eficiente e sustentável a Serra do Mar, que separa o Porto de Santos do Planalto Paulista. 

BTG Pactual e Eurogate entraram como sócias da Contrail, trazendo mais solidez financeira e operacional.

A Contrail implantou o primeiro hub intermodal do Brasil, o TIPS (Terminal Intermodal Porto de Santos), com 300 mil m2 de área, capacidade para operar até 1 milhão de TEU por ano e atuando no transporte multimodal de contêineres entre o Porto de Santos e as regiões de Campinas e Vale do Paraíba. 

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