Contenção de óleo que vazou de navio continua no Porto de Santos

Embarcação de bandeira filipina estava abastecendo quando cerca de 100 litros da substância foram derramados

06/11/2017 - 09:40 - Atualizado em 06/11/2017 - 14:02

Óleo vazou de navio de bandeira filipina na madrugada de domingo (Foto: Carlos Nogueira/AT)

O trabalho de contenção dos 100 litros de óleo que vazaram de um navio de bandeira filipina continua na manhã desta segunda-feira (6) no Porto de Santos. O acidente ocorreu na madrugada de domingo (5), durante abastecimento da embarcação graneleira Golden Trader, atracada no cais do Armazém 38. 

 

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), há três barreiras de contenção no entorno do navio. Por conta do movimento intenso da maré, devido ao vento e chuva, ocorreu "escape de parte do óleo".

Amostras da substância foram recolhidas em frente do Terminal da Santos Brasil, em Guarujá.
De acordo com informações da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a coleta de amostras do óleo "para confirmar sua origem" foram realizadas. 

Atualização

Em nota enviada nesta segunda-feira (06) , a Cetesb informou que, por enquanto, não há novidades em relação ao incidente, mas que a Agência Ambiental de Santos está acompanhando os trabalhos emergenciais. A companhia disse ainda que continua a remoção do óleo contido nas barreiras e o monitoramento por toda a área nas proximidades.

Veja Mais