Quadrilha invade Fórum de Cubatão para roubar caixa eletrônico

Bando levou a arma de fogo de um vigilante que trabalhava no prédio do Poder Judiciário e foi obrigado a ficar deitado no chão

20/01/2018 - 14:19 - Atualizado em 20/01/2018 - 14:30

Cofre do caixa não chegou a ser arrombado
(Foto: Divulgação)

Quadrilha formada por pelo menos cinco homens encapuzados e fortemente armados invadiu o Fórum de Cubatão para roubar o dinheiro de um caixa eletrônico, por volta das 2 horas da madrugada deste sábado. Porém, a chegada de policiais militares antecipou a fuga dos criminosos, que não conseguiram consumar o assalto. Ninguém foi preso.

O bando levou apenas a arma de fogo de um vigilante que trabalhava no prédio do Poder Judiciário e foi obrigado a ficar deitado no chão enquanto eles danificavam o equipamento bancário com uma barra de ferro. O cofre do terminal de autoatendimento não chegou a ser arrombado e também não foram detectados vestígios de explosivos no local.

Segundo policiais militares que realizavam patrulhamento pela Avenida Nove de Abril, no Centro, eles passavam no cruzamento com a Avenida Joaquim Miguel Couto, quando uma mulher correndo assustada os abordou. Ela disse que havia homens encapuzados, armados e com coletes à prova de balas em frente ao Fórum.

O edifício do Judiciário fica na Joaquim Miguel Couto e os PMs para lá se dirigiram. No entanto, foram recebidos a tiros por dois marginais. A dupla portava armas longas, supostamente fuzis, e fazia na frente do Fórum a segurança de comparsas que tentavam arrombar o caixa eletrônico. Devido ao ataque, os policiais deram marcha a ré na viatura para procurar um local mais seguro.

Logo após os disparos, três criminosos saíram correndo do Fórum e entraram em uma Kombi branca junto com os autores dos tiros. A quadrilha fugiu, sendo o veículo achado abandonado depois na Rua João das Neves, em frente a uma pequena estrada de terra e de um rio, na localidade conhecida como Sítio Capivari.

Com indícios de adulteração de chassi, o veículo ainda tem a sua procedência apurada. Ele ostentava uma placa de identificação com a inscrição A serviço da Prefeitura de São Paulo – Secretaria da Educação – DRE Itaquera. Ainda não se sabe como os assaltantes deram prosseguimento à fuga após o abandono da Kombi.

Criminosos fugiram e entraram dentro de uma kombi que foi abandonada (Foto: Divulgação)

Durante inspeção nas dependências do Fórum, os policiais se depararam com o vigilante que foi rendido e teve a arma roubada. Ele não sofreu violência física e disse que os ladrões quebraram a porta de vidro do prédio para invadi-lo. Outra porta de vidro interna, que dá acesso ao recinto onde fica o caixa eletrônico, também foi danificada.

O delegado Raphael Peixoto B. Teixeira e peritos criminais coletaram na frente do Fórum 11 estojos de munição deflagrados. A Kombi foi apreendida para se detectar nela eventuais impressões digitais dos ladrões. A Polícia Civil também examina imagens de câmeras de segurança na tentativa de se identificar os marginais.

Veja Mais