Batalhão da Polícia Militar terá novas instalações em Praia Grande

A expectativa é a de que o batalhão seja inaugurado no dia 19 de janeiro de 2018

17/07/2017 - 20:51 - Atualizado em 18/07/2017 - 13:42

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Nivaldo César Restivo, esteve nesta segunda-feira (17) em Praia Grande para conhecer o terreno onde será construída a nova sede do 45º BPM/I, a partir de parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público municipal. A expectativa é a de que o batalhão seja inaugurado no dia 19 de janeiro de 2018, quando a Cidade completa 51 anos de emancipação político-administrativa.

“É bom que todos os atores sociais estejam preocupados. O batalhão funcionará em um imóvel novo, moderno e em local privilegiado, que possibilitará a otimização de recursos humanos e materiais. Só temos elogios a essa iniciativa e gostaríamos que mais cidades se mirassem nesse exemplo de Praia Grande”, afirmou o coronel.

O prédio que abrigará o novo 45º BPM/I fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, no Jardim Intermares, ao lado do Litoral Plaza Shopping. O edifício abrigará também a 1ª Companhia do batalhão e terá cinco pavimentos, totalizando 1.223 m2 de área construída em um terreno de 700 m 2.

A área foi doada pela Brasterra Construtora, do Grupo Peralta, que também assumirá os custos da obra. “Hoje, mais do que nunca, a segurança é importante para o País. Vamos executar a obra, mas é importante salientar que a PM participou da elaboração do projeto, porque ninguém melhor do que ela sabe como deverá ser o batalhão”, disse Basílio Fausto Peralta, diretor da empresa.

O prefeito Alberto Mourão (PSDB) coordenou todas as tratativas para a construção do novo batalhão e informou que a Prefeitura bancará as despesas relacionadas ao acabamento da obra. O chefe do Executivo municipal também disse que o cronograma de entrega do edifício deverá ser cumprido. “O que mais demora é a fase de planejamento e isso já foi superado. Agora é só executar”.

Comandantes da PM na região (Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira) e do 45º BPM/I, respectivamente, o coronel Rogério Silva Pedro e o tenente-coronel Maurício Vieira Izumi declararam que o novo batalhão de Praia Grande possibilitará melhores condições de trabalho aos 446 policiais militares do município.

Coronel Nivaldo Restivo, Mourão, Basílio Peralta e o tenente coronel Maurício Izumi examinam a planta 

Câmeras e helicópteros

Antes de conhecer o lugar que abrigará o novo 45º BPM/I, o coronel Nivaldo Restivo visitou o Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe), da Prefeitura, no qual são recebidas as imagens captadas por 1.700 câmeras públicas instaladas em toda a cidade. Segundo o comandante-geral, esse tipo de monitoramento é importante para a prevenção e o esclarecimento de crimes.

Nivaldo Restivo também esteve na Base de Radiopatrulhamento Aéreo, no Bairro Mirim, que passará por ampla reforma, após 12 anos de sua inauguração. “O prefeito Mourão se empenhou para isso, que era necessário, captando recursos oriundos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb)”, informou o major Adriani José de Souza, comandante da base.

Veja Mais