Sábado é dia de treinar com o campeão Valmir Nunes em Santos

No aquecimento para a prova, no dia 20 de maio, supercampeão dá dicas para quem vai correr

26/04/2018 - 21:19 - Atualizado em 26/04/2018 - 21:37

Valmir Nunes (à esquerda) vai comandar o treino neste sábado, a partir das 9 horas, com saída do Canal 3
(Foto: Divulgação)  

Quem é santista e treina nas praias certamente já viu Valmir Nunes correndo de uma extremidade a outra da faixa de areia em seus treinos para as ultramaratonas. Um dos maiores corredores do mundo em ultramaratona de todos os tempos, ele gosta de se preparar “em casa” antes de qualquer desafio e neste sábado (28) passará um pouco de sua experiência de mais de 30 anos no esporte para quem está no “aquecimento” para o 33º 10 KM Tribuna FM-Unilus.

Valmir abre o projeto “Treine com os Campeões”, iniciativa da Tri FM voltada para quem vai participar da maior corrida de rua do País nos 10 km, marcada para o dia 20 de maio, em Santos. Além dele, já estão certos dois grandes ícones das corridas de ruas e com títulos nos 10 KM Tribuna FM-Unilus, Marilson Gomes dos Santos, no outro sábado, dia 5, e Vanderlei Cordeiro de Lima, no dia 12.

O ponto de encontro será às 9 horas na Concha Acústica, no Canal 3. Todos podem participar e não é preciso se inscrever. Antes do treino nas areias, Valmir conversará com os participantes, dando dicas e tirando dúvidas para um melhor rendimento na corrida. “A ideia é incentivar ainda mais a galera. O treino é para todos e, principalmente, para iniciantes. Será uma corrida bem leve, para qualquer um conseguir acompanhar, com cinco quilômetros a sete minutos por km”, informa Valmir.

Aos 54 anos, Valmir Nunes se tornou um dos grandes nomes em corridas de longa distância por seus feitos em grandes desafios internacionais. Foi bicampeão mundial dos 100 km em 1991, na Itália, e em 1995, na Holanda, com sua melhor marca na distância, 6h18min09s, sendo recorde do mundo por muito tempo.

Também venceu as maiores provas, como a Badwater, em 2017, com 217 km em pleno Deserto do Vale da Morte, nos Estados Unidos, com temperatura passando dos 50 graus. Não só venceu como estabeleceu o recorde com 22h51min29s. Em 2001, venceu a famosa Spartathlon, na Grécia, com 246 km, ou seja, quase seis maratonas ininterruptas, em 23 horas e 18 minutos.

Detém o recorde das Américas em provas de 24 horas, com incríveis 273,8 km ininterruptos, feitos em Taiwan, em 2003. Na extensa lista de conquistas há, ainda, o bicampeonato em 2000 e 2002, na Prova Pico Subida de Veleta, na Espanha, com 50 km só de subida íngreme, saindo de 656 metros de altitude e chegando a 3.470 metros acima do nível do mar.

Atualmente, segue competindo e se dedica a provas de cross country, com vitórias marcantes como o bicampeonato da Winter 100 Miler & 24 Hour, também nos Estados Unidos, debaixo de neve, a segunda vez a 20 graus negativos. Seus feitos lhe renderam até homenagem dos ‘Mariners’ norte-americanos.

Também criou o Santos Clube Corredores, com a proposta de revelar novos talentos das corridas na Cidade e os ajudando a buscar apoios. “Sou movido a desafios e sigo correndo atrás dos meus sonhos”, afirma Valmir, animado com o treino de sábado. “Vai ser legal, porque essa prova motiva muita gente a iniciar na atividade física, na corrida, a ter qualidade de vida e temos sempre de colaborar”, complementa.

Entrega dos kits 

O 33º 10 KM Tribuna FM-Unilus será realizado no dia 20 de maio, com largada na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, e chegada na Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga, com os dois últimos quilômetros feitos numa grande reta na orla. A entrega dos kits dos atletas será feita na Academia Unilus, à Rua 28 de setembro, 233, no bairro do Macuco, nos dias 17 e 18 de maio, das 12 às 21h e no dia 19, das 9 às 18h.

Veja Mais