Mercado da Construção Civil reaquece e impulsiona carreira de engenheiro civil

Investimentos no mercado imobiliário e expectativa da retomada de grandes obras de infraestrutura no País sinalizam a necessidade por novos engenheiros

07/05/2018 - 14:41 - Atualizado em 07/05/2018 - 15:09

Marcio Tavares, ressalta a influência dos conhecimentos
e soluções da Engenharia no dia-a-dia  (Foto: Unaerp)

Entrar na universidade envolve uma importante atitude: decidir o curso superior. Ainda que a motivação seja um sonho de infância, é interessante saber sobre a profissão, o curso pretendido, as habilidades e competências desenvolvidas e o mercado de trabalho a ser conquistado depois de formado. E a Engenharia Civil, uma das mais procuradas, é uma carreira em constante ascensão e permite ao profissional formado uma visão inovadora e criativa para atuar em diversos campos. 

As informações de mercado são animadoras. Dados do Secovi-SP - Sindicato da Habitação - mostram que em 2017 houve um aumento de 48% no número de lançamento de unidades residenciais na cidade de São Paulo – um dos principais mercados consumidores do País - em relação a 2016. E as perspectivas também são bastante otimistas para as vendas de imóveis em 2018. No acumulado de 12 meses (fevereiro de 2017 a janeiro de 2018), foi registrado crescimento de 55,9% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. 

“Este fenômeno de reaquecimento da economia e da indústria de construção civil vem acontecendo em outras regiões e isso faz com que amplie a oferta de vagas de empregos e estágios”, esclarece o coordenador de Engenharia Civil da Unaerp Guarujá, Prof. Marcio Tavares. 

> Assista a mensagem do coordenador do curso 

A pesquisa sobre recursos renováveis também é o foco de interesse da estudante Nayla Araújo (Foto: Unaerp)

A estudante Nayla Evellyn Santos de Araújo, da 10ª etapa de Engenharia Civil da Unaerp Guarujá, optou pela profissão pelo seu gosto de observar plantas baixas e estruturas de construções, e pretende atuar na indústria imobiliária e se interessa por sustentabilidade. “Aos 18 anos, comecei a trabalhar como corretora de imóveis e pude visitar várias obras. E busquei a Unaerp para aprimorar meus conhecimentos, familiares já estudaram aqui e tive boas recomendações. ”. 

As estruturas também aguçam o interesse do universitário da 2ª etapa de Engenharia Civil da Unaerp Guarujá, Diego Rodrigues dos Santos, que sempre ficou impressionado ao ver pela televisão os programas sobre megaconstruções. “Desde uma ponte a um arranha-céu, obras grandes ou pequenas, para construir ou demolir, sempre vai precisar de um engenheiro. Eu vejo com bons olhos o futuro da profissão, pretendo exercê-la de fato ou mesmo atuar como docente. Mas acredito que na área as oportunidades não faltarão”. 

No Centro Tecnológico, os alunos podem realizar diversos ensaios com materiais usados na construção civil (Foto: Unaerp)

Para o recém-formado Jean Paulo Cavalcante da Silva, a expectativa de iniciar a profissão é ainda maior, pois foi aprovado em segundo lugar no concurso da Prefeitura de Guarujá e aguarda ser chamado para iniciar a carreira no serviço público municipal. 

Recém-formado foi aprovado em concurso da Prefeitura
de Guarujá (Foto: Unaerp) 

“Poder atuar e exercer a minha função como engenheiro civil em Guarujá, onde nasci, representa uma grande conquista, pois poderei contribuir com o desenvolvimento da cidade. A Unaerp contribuiu positivamente para o meu desenvolvimento, aprendi muito com alguns professores, o que me ajudou bastante na hora de fazer a prova do concurso”.

A Engenharia Civil é um dos cursos com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Inverno 2º semestre da Unaerp Guarujá. Inscreva-se para o Processo Seletivo em: www.unaerp.br/vestibular. 

Engenheiro Civil na Unaerp Guarujá, visão de profissional inovador 

Visando atender a realidade da profissão, a Unaerp Guarujá possibilita aos alunos de Engenharia Civil uma sólida formação científica e profissional que os capacita a identificar, formular e solucionar problemas ligados à área de construção civil, sempre buscando criar e inovar, como ressalta o coordenador do curso, Prof. Marcio Tavares.   

“A Engenharia Civil é a aplicação do conhecimento científico e tecnológico na percepção, planejamento de projetos, execução, acompanhamento, supervisão e manutenção de obras de infraestruturas para bem-estar das pessoas. Tudo que se imagina em relação a estruturas, a Engenharia Civil está aplicando seus conhecimentos”, destaca Tavares. 

Reconhecidas com conceito 4 (máximo de 5) pela comissão de especialistas do MEC, as Engenharias Civil e Engenharia de Produção da Unaerp Guarujá oferecem disciplinas com enfoque nos conteúdos de exatas; aproximam os futuros profissionais das tendências e novas tecnologias. Possuem corpo docente formado por mestres e doutores com experiência profissional e acadêmica, e infraestrutura que estimula o aprendizado. 

Buscando inserir os universitários no voluntariado, o curso de Engenharia Civil mantém um projeto social voluntário direcionado a jovens da comunidade, para ensino do software AutoCad. A intenção é prepará-los para o mercado de trabalho em Desenho Técnico. 

> Assista ao vídeo e conheça mais sobre a estrutura acadêmica da Unaerp Guarujá a serviço da pesquisa e inovação

Univesidade, que completou 94 anos, tem cursos nas três áreas do conhecimento (Foto: Unaerp)

A Unaerp Guarujá oferece um Centro Tecnológico das Engenharias com infraestrutura adequada para desenvolvimento de estudos e ensaios laboratoriais, utilizado pelos estudantes de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. E graças a uma parceria com a Fundação Fernando Lee, mantém na Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, uma série de pesquisas científicas com participação de professores e alunos, como um verdadeiro laboratório a céu aberto. 

Este contato com a pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento profissional, como ressalta a estudante Nayla Araújo. “Na Unaerp Guarujá, adquirimos vários conhecimentos, tanto na realização do Trabalho de Conclusão de Curso quanto pelas pesquisas que participamos na Ilha dos Arvoredos e nos eventos científicos que a universidade promove. Isto é um diferencial para nossa formação”.

A Unaerp é reconhecida como uma universidade que prima pela excelência e tradição no ensino, na pesquisa e nos serviços à comunidade. Com 94 anos de história, a Universidade oferece ao aluno os requisitos para uma formação completa nos campi de Ribeirão Preto e Guarujá, com cursos nas três áreas de conhecimento – Exatas, Humanas e Saúde, nas modalidades presencial e Ensino à Distância. Siga no www.facebook.com/unaerpcampusguaruja.   

Veja Mais