Medicina da Unaerp é aprovada no Exame do Cremesp

Presente entre as 21 melhores do Estado, universidade atende população de Guarujá e região

02/03/2018 - 14:26 - Atualizado em 02/03/2018 - 15:20

A Unaerp está entre as escolas médicas paulistas com melhor desempenho no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) 2017. A universidade ficou entre as 21 melhores avaliadas, sendo oito escolas públicas e treze privadas. A qualidade da Medicina Unaerp também está presente em Guarujá com a atuação de universitários no Hospital Santo Amaro.

O curso de Medicina da Unaerp utiliza a metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), um sistema no qual o estudante constrói seu conhecimento, facilitado pelos professores tutores. Os alunos são inseridos desde a primeira etapa no sistema público de saúde (SUS), o que lhes dá visão real do exercício profissional no contexto brasileiro. Um desses locais de aprendizagem é o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, onde os universitários da Medicina da Unaerp aprimoram seus conhecimentos médicos durante o Internato nas áreas de Urgência e Emergência dentro do complexo hospitalar.

“O nível dos estudantes tem sido muito bem avaliado pelos supervisores do estágio, o que é muito bom para a população. A parceria histórica com o Santo Amaro, desde 1999, reforça o atendimento em saúde, e a atuação da Medicina é mais um exemplo do nosso compromisso com a comunidade”, ressalta a pró-reitora da Unaerp, Priscilla Bonini Ribeiro, que destaca ainda que, além da Medicina, outras equipes da Fisioterapia e Enfermagem da Unaerp fazem estágio no Hospital.

O Cremesp

Nesta 13º edição do Exame do Cremesp, 2.636 novos profissionais de 32 escolas médicas no Estado foram avaliados, e dessas instituições, 64,6% (21) acertaram mais de 60% das 120 questões da prova, porcentagem que o Cremesp considera mínima para a aprovação. Não foram aprovadas 11 escolas. A prova não é obrigatória para exercício da profissão, mas passou a ser critério de seleção em importantes programas de Residência Médica, concursos públicos e mercado de trabalho.

A qualificação do ensino médico levou o curso a conquistar conceito 4 no CPC MEC 2016, a ficar como 9º melhor curso do Estado de São Paulo entre as instituições particulares no RUF 2017 (Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo), 3 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e a ter bons resultados em outras avaliações e rankings.

Integração com sociedade

A parceria entre a UNAERP e o Hospital Santo Amaro é antiga - ocorre desde 1999 -, e permite a atuação, além da Medicina, de outras equipes da Fisioterapia e Enfermagem da Unaerp. Eles complementam sua formação em estágios e atividades curriculares, auxiliando no atendimento à população.

Há a presença de universitários ainda em outros estabelecimentos de saúde da região, como hospitais, unidades de saúde pública e de especialidades, e em projetos de extensão. Ao mesmo tempo que adquirem habilidades e competências, os alunos interagem com os profissionais e contribuem no acolhimento e na melhoria da qualidade de vida da comunidade assistida.

Mais informações podem ser obtidas em www.unaerp.br  

Veja Mais