Campeonato Alemão terá mulher como árbitra principal na próxima temporada

Bibiana Steinhaus, de 38 anos, já apitava partidas da segunda divisão e agora foi promovida

19/05/2017 - 16:56 - Atualizado em 19/05/2017 - 17:01
Bibiana Steinhaus já apitava jogos da segunda divisão e Copa da Alemanha
(Foto: Jan Phillipp Burmann/City Press)

Pela primeira vez na história, a Alemanha terá uma mulher apitando jogos da primeira divisão do país, a Bundesliga, na temporada 2017/2018. Bibiana Steinhaus, de 38 anos, foi promovida nesta sexta-feira (19) pela Federação Alemã de Futebol.

Policial de profissão, Bibiana faz parte do quadro de arbitragem da Federação Alemã de Futebol desde 1999, apitando futebol feminino. Em 2005, veio o ápice: tornou-se árbitra oficial da Fifa, e em 2007 começou a comandar jogos de futebol masculino.

"Esse sempre foi meu sonho. O fato de que este sonho agora se tornará realidade, é claro, me enche de uma alegria muito grande", disse Bibiana em declaração ao site oficial da Federação Alemã de Futebol. 

Além disso, já é conhecida do público alemão por apitar jogos na segunda divisão e na Copa da Alemanha. Antes da promoção, ela atuava como quarta árbitra na elite do futebol da Alemanha, sendo, inclusive, envolvida em um episódio com o então técnico do Bayern de Munique, Pep Guardiola, em 2014. Quando estava à beira do gramado na partida entre os bávaros e o Borussia Monchengladbach, o técnico espanhol foi bastante desrespeitoso ao reclamar do tempo de acréscimo com ela. Mesmo assim, Bibiana demonstrou muita frieza ao ignorar as reclamações de Guardiola.

Veja Mais