Rosecler Costa, a Ironmãe, conquista o Ultraman Brasil de Triathlon

Triunfo inédito foi na competição de resistência entre Ubatuba, no litoral paulista, e o Rio

07/05/2017 - 16:59 - Atualizado em 07/05/2017 - 17:05

A triatleta Rosecler Costa, a Ironmãe, conquistou de forma inédita o título do UB515 Brasil Ultra Triathlon, competição realizada entre as cidades de Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ) com o tempo total de 25h22m20s nas distâncias de 10km natação, 421km ciclismo e 84km corrida. Além de chegar na liderança entre as mulheres, a atleta do Team Wine ficou na terceira posição no geral, entre os homens, mostrando estar em grande forma física.

O evento, que é o único da América do Sul com distância Ultraman, ocorreu nos moldes do Mundial do Havaí e foi disputado entre a última sexta-feira (05) e domingo (07), contando com a participação de apenas 30 participantes selecionados previamente pela organização de países como Brasil, Austrália, Argentina, Reino Unido e Estados Unidos. Durante o trajeto, cada participante foi acompanhado por uma equipe de apoio de pelo menos duas pessoas. No caso da santista, fizeram parte de seu estafe seis integrantes, chefiados pelo técnicos Thiago Bonini Bagnolesi e Marcelo Ortiz.

No primeiro dia da disputa, Rosecler Costa completou os 10km de natação, mais 145km de ciclismo já na liderança entre as mulheres e em 4º lugar no geral (entre os homens), com o tempo de 08h12m40s. No segundo dia da prova foi a vez exclusiva do ciclismo, com  o percuro de 276km ligando os municípios de Paraty (SP) e Mangaratiba (SP). Nele, a Ironmãe fez o tempo de 09h29m15s, partindo para o última dia de provas com grandes chances de conquista.

Já neste domingo (6), a atleta apoiada pela Memorial Santos, Segaia Mitsubishi, Ceepo Bike, Rotor, Zipp, Torksport, Uvex, Mizuno, Geração Fit, Dermafórmula e Labici entrou determinada para fazer história na competição e confirmou o favoritismo. Após 07h40m25s, completou o trajeto de 84km na liderança no feminino e em terceiro lugar no geral. "Correu tudo dentro do esperado. A prova realmente é muito dura e requer uma concentração absurda para vencermos nossos limites. Mas eu estava com uma equipe de apoio fantática e sempre pronta para me ajudar. Estou feliz e realizada por conquistar mais esse desafio pessoal na minha carreira", disse a Ironmãe.

A cerimônia de entrega da premiação do UB515 Ultra Brasil Triathlon ocorre nesta segunda-feira (08), em cerimônia no Hotel Atlântico Sul, no Rio De Janeiro, devido a necessidade de recuperação dos atletas participantes após o final da competição. Em seguida, Rosecler Costa retorna à sua cidade natal, Santos (SP), onde deverá ser recebida por amigos e simpatizantes com uma grande festa.

Iniciou cedo

Rosecler Costa, a Ironmãe, iniciou no triathlon aos 17 anos de idade após ganhar uma bicicleta da sua mãe. Casada, mãe de dois filhos e empresária do ramo do transporte escolar, Rosecler Costa vem conseguindo resultados expressivos na modalidade, sendo Bicampeã Geral Ironman Brasil Fortaleza 2014 - 2015 (amadora); Campeã do Brasileiro de Longa Distância em João Pessoa (geral amadora e 35-39 anos); Campeã do Triathlon Internacional de Santos 2015 (35-39 anos); Campeã do Ironman Brasil Florianópolis 2015 (35-39 anos) e melhor brasileira no Campeonato Mundial de Ironman no Hawai 2015.

Veja Mais